Questão 5f9ef73f-7c
Prova:ENEM 2014
Disciplina:História
Assunto:República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que começa a ser construída apenas em 1905, foi criada, ao contrário das outras grandes ferrovias paulistas, para ser uma ferrovia de penetração, buscando novas áreas para a agricultura e povoamento. Até 1890, o café era quem ditava o traçado das ferrovias, que eram vistas apenas como auxiliadoras da produção cafeeira.

CARVALHO, D. F. Café, ferrovias e crescimento populacional: oflorescimento da região noroeste paulista. Disponível em: www.historica.arquivoestado.sp.gov.br. Acesso em: 2 ago. 2012.

Essa nova orientação dada à expansão ferroviária, durante a Primeira República, tinha como objetivo a

A
articulação de polos produtores para exportação.
B
criação de infraestrutura para atividade industrial.
C
integração de pequenas propriedades policultoras.
D
valorização de regiões de baixa densidade demográfica.
E
promoção de fluxos migratórios do campo para a cidade.

Gabarito comentado

Melina Campos LimaProfª de Direito Internacional da UFRJ, Mestra e Doutora em Economia Política Internacional - UFRJ
A estrada de Ferro Noroeste do Brasil, ligava o estado de São Paulo a Mato Grosso do Sul. Em meados do século XX, ela chegou até Corumbá, fronteira com a Bolívia. Quando foi iniciada sua construção, Mato Grosso do Sul não era polo exportador, como é nos dias atuais em relação ao agronegócio. Tratava-se de um território praticamente desocupado. A alternativa (A) está errada.
A alternativa (B) está errada, pois ainda não havia atividade industrial expressiva na época em que a estrada de ferro começou a ser construída. Mesmo se houvesse, isso não seria feito em uma região nada dinâmica, como era o Centro-Oeste na época.
A alternativa (C) está errada. Como já foi dito, o território do Centro-Oeste no início do século XX quase não era povoado e não havia nem propriedades policultoras em número expressivo nem vontade política de integrá-las.
A alternativa (D) está certa. Havia discussões sobre a integração do Mato Grosso ao litoral do Brasil por estrada de ferro desde o Império, pois a região só era acessível por via fluvial. Povoar e integrar o território era importante para a própria integridade física do Brasil, pois territórios desocupados são alvos mais fáceis de conquista.
A alternativa (E) está errada. Os fluxos migratórios campo-cidade ocorreram de forma natural principalmente a partir da industrialização do país, depois da década de 1940. A estrada de ferro Noroeste não tinha esse objetivo.



Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo