Com 72.000 verbetes, distribuídos em 17 volumes, a Enciclopédia, ou Dicionário razoado das ciências e dos ofícios (1751-
1772), editada por Denis Diderot e Jean le Rond d’Alembert, é considerada o texto mais representativo do movimento
iluminista francês. Em relação à Enciclopédia e ao Iluminismo francês, analise as afirmações abaixo:
I - Considerando como conhecimento válido apenas aquele baseado na Revelação bíblica, a Enciclopédia incluía a
maior parte das doutrinas ortodoxas da Igreja.
II - Entre as diferentes formas de conhecimento, a Enciclopédia dava enorme destaque àquelas vinculadas à prática,
como as artes e os ofícios, em conformidade com a crença iluminista na capacidade da técnica em dominar a natureza em prol da melhoria da condição humana.
III - A Enciclopédia apresenta uma visão otimista da história como um contínuo progresso material e moral da espécie
humana e dos clérigos como os principais agentes desse progresso.
IV - Ao buscar compilar todo o conhecimento humano útil numa obra acessível, a Enciclopédia mostrava-se fi el à convicção iluminista de que a instrução seria capaz de libertar os homens da superstição, do fanatismo e da violência,
tornando-os melhores e mais virtuosos.
Estão corretas APENAS as afirmações
Gabarito comentado
Tema central: A questão aborda a Enciclopédia de Diderot e d’Alembert, símbolo do Iluminismo francês, destacando como essa obra reflete ideias essenciais do movimento, como valorização da razão, da ciência e do saber técnico para superar a superstição e promover o progresso humano.
Comentário e análise das afirmações:
I - Incorreta. A Enciclopédia não se baseava exclusivamente na Revelação bíblica; pelo contrário, era crítica em relação ao poder da Igreja e defendia a razão e a experiência como caminhos para o conhecimento, em linha com o iluminismo (vide obras de Robert Darnton, "O Grande Massacre de Gatos", e Daniel Roche, "A França dos Iluministas").
II - Correta. Houve real valor à técnica, às artes e aos ofícios. A Enciclopédia destacava saberes práticos e tecnológicos, compreendendo que a ciência e tecnologia permitiriam o domínio da natureza visando o bem-estar coletivo, conceito-chave do pensamento iluminista (vide Chartier, "A Enciclopédia de Diderot e d’Alembert").
III - Incorreta. Apesar de apresentar um olhar otimista sobre o progresso humano, a Enciclopédia não atribuía aos clérigos papel central nesse avanço. Na verdade, frequentemente os via como entrave ao desenvolvimento do saber racional e científico, defendendo a laicização da instrução.
IV - Correta. O objetivo era compilar e democratizar o conhecimento útil, articulando com o princípio iluminista de que a educação racional libertaria o homem da superstição e dos preconceitos, tornando-o mais virtuoso (ver Montesquieu, "O Espírito das Leis" e Diderot em "Pensamentos Filosóficos").
Alternativa correta: A) II e IV
Estratégia de interpretação: Cuidado com afirmações genéricas, principalmente aquelas que atribuem exclusividade da verdade à religião (I) ou ao clero (III). O Iluminismo defendia o progresso por meio do saber laico! Atenção, ainda, à valorização da prática e da técnica na Enciclopédia (II) e à visão educacional libertadora (IV).
Resumo para provas: A Enciclopédia: valorizava a razão e o saber técnico; criticava o dogmatismo religioso; defendia o conhecimento acessível como caminho para a emancipação humana.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!





