Questão 5a7daa9b-0e
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Em Utopia, tudo é comum a todos. A distribuição
dos bens lá não é um problema, não se vê nem pobre
nem mendigo e, embora ninguém tenha nada de seu,
todos são ricos. Haverá maior riqueza do que levar uma
existência alegre e pacífica, livre de ansiedades e sem
precisar se preocupar com a subsistência?
MORUS, T. Utopia. Brasília: UnB, 2004.
Retirado da obra de Thomas Morus, escrita no século XVI,
esse trecho influenciou movimentos sociais do século XIX
que lutaram para
Em Utopia, tudo é comum a todos. A distribuição dos bens lá não é um problema, não se vê nem pobre nem mendigo e, embora ninguém tenha nada de seu, todos são ricos. Haverá maior riqueza do que levar uma existência alegre e pacífica, livre de ansiedades e sem precisar se preocupar com a subsistência?
MORUS, T. Utopia. Brasília: UnB, 2004.
Retirado da obra de Thomas Morus, escrita no século XVI, esse trecho influenciou movimentos sociais do século XIX que lutaram para
A
inibir a ascensão da burguesia.
B
evitar a destruição da natureza.
C
combater o domínio do capital
D
eliminar a intolerância religiosa.
E
superar o atraso tecnológico.
Gabarito comentado
Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
Questão que traz a necessidade de entendimento da continuidade cronológica para entendermos como que ideias do século XVI influenciaram acontecimentos do século XIX. O texto de apoio é um fragmento da obra de Thomas Morus onde as bases do pensamento comunista utópico são lançadas ao descrever um lugar imaginário onde propriedade e posição social não são os condicionantes da vida cotidiana. O enunciado busca alternativa que trás os objetivos dos movimentos sociais influenciados por Morus.
Análise das alternativas:
A) No século XIX, o processo de ascensão da burguesia já estava consolidado.
B) Não existia esse tipo de preocupação neste formato no século XIX. Tais premissas só aparecem como reivindicações sociais ambientalistas no século XX.
C) A ideia de uma sociedade sem diferenciação social, propriedade e hierarquia como a idealizada por Morus influenciou muitos movimentos sociais como comunistas e anarquistas que assistiram a ascensão da burguesia e o domínio do capital nas práticas políticas. Alternativa correta.
D) Intolerância religiosa é fenômeno que persiste até os dias atuais em diversas situações e nesse caso significa fuga do tema já que não se relaciona com as influências sociais da obra de Morus.
E) Os movimentos sociais influenciados por Morus posicionaram-se contra o capitalismo basicamente e não contra a o atraso tecnológico.
Gabarito do professor: C