Questão 5807a95d-b5
Prova:IF Sul - MG 2016
Disciplina:História
Assunto:Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

A política colonizadora portuguesa no Brasil, voltada para a obtenção de lucros do monopólio na esfera mercantil, foi ao longo do período colonial (séculos XVI a XIX) sustentada pelas duas principais atividades econômicas do período: a açucareira e a mineração. Sobre essas atividades econômicas, é CORRETO afirmar que:

A
Na atividade açucareira, o trabalho escravo era predominante e não havia qualquer divisão técnica do trabalho, na mineradora os escravos realizavam tarefas simples e os homens livres realizavam atividades que exigiam maior conhecimento técnico.
B
Na atividade açucareira, prevalecia o latifúndio e a ruralização, a mineração favorecia a urbanização e a ligação entre várias regiões do Brasil por meio da existência de um mercado interno.
C
ão havia nenhum tipo de divisão técnica do trabalho em nenhuma das duas atividades, a técnica era rudimentar em ambas: na açucareira por causa da escravidão e na mineração por atender ao mercado interno.
D
Ambas garantiram grande acumulação de capital para a colônia, em virtude dos ganhos obtidos no tráfico, que envolvia desde a aquisição de pessoas na África até sua venda para o trabalho escravo na América.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo