Questão 57db4cf2-f9
Prova:PUC - RJ 2019
Disciplina:História
Assunto:Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

A desagregação dos impérios das sociedades do Antigo Regime, em curso desde fins do século XVIII, acelerou o surgimento de estados independentes nas Américas, em especial no período que vai de 1776 ao fim do primeiro quartel do século XIX. Assumindo a forma ora de repúblicas, ora de monarquias constitucionais modernas, esses novos estados transformaram radicalmente as fronteiras políticas deste lado do Atlântico.


Sobre essa conjuntura histórica, assinale a alternativa INCORRETA.

A
O Bloqueio Continental e a ocupação da península ibérica por Napoleão foram o principal estopim para o início da rápida desagregação dos dois maiores impérios atlânticos, o espanhol e o português.
B
A independência das 13 colônias inglesas representou a primeira grande quebra no mundo colonial do Antigo Regime, e suas declarações políticas serviram de inspiração para experiências similares entre os colonos hispano-americanos.
C
A vinda de D. João VI para o Brasil livrou o Império português daquele destino comum do seu congênere ibérico. O antigo regime aqui sobreviveria até o final do século XIX, como bem demonstrou a continuação da monarquia e da escravidão.
D
Os quatro principais vice-reinos da América hispânica fragmentaram-se muito rapidamente com a crise da Coroa espanhola. Após um longo período de guerras internas, chegou-se à metade do século com diversos estados soberanos novos.
E
Nem todo o continente escapou do jugo colonial à época. No Caribe, por exemplo, Cuba continuou ligada à Espanha até 1898 e o Domínio do Canadá, criado em 1867, à Confederação das Colônias Britânicas da América do Norte.

Gabarito comentado

V
Vitor CarvalhoMonitor do Qconcursos

Tema central da questão: As independências nas Américas e o processo de desagregação dos impérios coloniais ibéricos (Espanha e Portugal), com destaque para o contexto do Brasil.

Comentário geral: A questão aborda como a instabilidade na Europa (a partir da Revolução Francesa, o avanço napoleônico e o Bloqueio Continental) impôs novas dinâmicas à administração das colônias americanas, acelerando rupturas políticas e o surgimento de estados independentes. Atenção para o termo Antigo Regime, que designa o sistema monárquico absolutista e colonial vigente até meados do século XIX.

Análise da alternativa INCORRETA (gabarito: C):

Alternativa C: Errada.
Diz que “o Antigo Regime sobreviveu no Brasil até o final do século XIX”. Cuidado: embora o Brasil tenha mantido a monarquia até 1889 e a escravidão até 1888, o Antigo Regime foi rompido já com a independência em 1822, instaurando uma monarquia constitucional (com constituição, parlamento, legislação própria e certa divisão de poderes, características modernas). Além disso, a abolição da escravidão representou o fim de outro pilar do Antigo Regime.

Alternativas corretas:

A) Correta. O Bloqueio Continental e a invasão napoleônica da Península Ibérica realmente aceleraram a crise nos impérios português e espanhol, estimulando movimentos independentistas.
B) Correta. A independência dos EUA foi pioneira e inspirou as declarações e ações dos movimentos na América Espanhola.
D) Correta. A fragmentação dos vice-reinos espanhóis resultou em vários estados novos após longos conflitos.
E) Correta. Cuba só se tornou independente em 1898 e o Canadá permaneceu oficialmente ligado ao Reino Unido, confirmando que parte do continente ainda era colonial no final do século XIX.

Como evitar pegadinhas:
Atente-se a expressões de abrangência temporal ("até o final do século XIX") e ao significado histórico preciso de Antigo Regime (não é sinônimo de "monarquia" ou "escravidão", mas de sistema político absolutista e colonial).

Referências importantes: Boris Fausto ("História do Brasil"), Laura de Mello e Souza, Thomas Skidmore. Todos reforçam essa ruptura em 1822 e as mudanças institucionais subsequentes.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo