Questão 50f6300f-df
Prova:Esamc 2015
Disciplina:Atualidades
Assunto:Economia Internacional na Atualidade

Leia as informações:



(Struggle for Control (Luta pelo Controle). Legenda no aparelho de TV: “O Mundo”. Charge de Popa Matumula. Disponível em: http://www.cartoonmovement.com/collection/74. Acesso em: 29 ago. 2015, às 10h00.)


Modificar de repente a política econômica de um país como o Brasil é como mudar o rumo de um elefante no meio de uma feira lotada. Seria um milagre não ferir ninguém nem causar prejuízos, mesmo para um cornaca experiente. Para guardar as proporções ao fazer a mesma metáfora para a China, uma economia várias vezes maior e mais dinâmica, seria o caso de imaginar uma tentativa de fazer Godzilla dar uma guinada em meio a uma carreira disparada. Foi exatamente a isso que se propôs o governo chinês em 2008, ante a crise que pôs fim ao sistema “Chimérica”, no qual cabia aos chineses produzir, exportar, poupar e financiar e aos estadunidenses consumir, importar, gastar e tomar emprestado. Depois de impulsionar por muitos anos o crescimento do comércio internacional e das exportações chinesas, o déficit de conta corrente e o endividamento crescente dos EUA haviam chegado ao limi- te. O novo caminho era trocar o modelo de desenvolvimento baseado nas exportações, vigente desde o fim do maoísmo, por outro alicerçado no consumo e no mercado interno.

(COSTA, Antonio Luiz M. C. O tropeço de Godzilla. In____Revista Carta Capital, ano 21, nº 864, 26 de agosto de 2015, p. 40.)



De acordo com as informações, e analisando o atual quadro de disputas pelo controle econômico mundial:

A
apesar das disputas pelo controle global, China e EUA mantém uma relação de dependência mútua.
B
o desenvolvimento do mercado interno chinês só está sendo possível graças aos maciços investimentos estadunidenses no país.
C
os investimentos chineses no território dos EUA foram responsáveis pelo endividamento do país e pela consequente crise econômica.
D
a dependência mútua entre EUA e China tem se transformado, nos últimos anos, em uma disputa pelo controle mundial.
E
a partir da crise mundial de 2008, a China tem perdido cada vez mais espaço para os EUA na luta pelo controle econômico global.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo