Questão 4face26e-e5
Prova:FMP 2014
Disciplina:História
Assunto:História do Brasil, República de 1954 a 1964

“A esta hora da madrugada decidi dirigir-me aos meus contemporâneos: nosso país está vivendo horas dramáticas de tensão! [...] Nós que governamos o Rio Grande, não assistiremos passivamente quaisquer atentados às liberdades públicas e à ordem constitucional. Reagiremos como estiver ao nosso alcance. Nem que seja para sermos esmagados, defenderemos nossa honra e nossas tradições. A Constituição tem de ser respeitada.”


Manifesto de Leonel Brizola, na madrugada de domingo, 27 de agosto de 1961.
(Citado na obra de Flávio Tavares, 1961: “O golpe derrotado”)


Durante treze dias, em 1961, o Brasil passou por uma situação de guerra civil, com mobilização de tropas e ordens de bombardeio aéreo. Qual das alternativas abaixo não está corretamente relacionada com aqueles dias de tensão vividos no país?

A
Após a renúncia de Jânio Quadros, enquanto Jango retornava de sua viagem à China, as forças políticas brasileiras se alinharam em dois grupos antagônicos, quase levando o país a uma guerra civil. Um dos grupos não aceitava a posse do vice-presidente João Goulart, e outro exigia que a Constituição fosse respeitada.
B
A crise política de 1961 foi resolvida pelo Congresso Nacional, que instituiu o parlamentarismo, através de um Ato Adicional à Constituição de 1946. Assim, João Goulart tomaria posse, mas o governo seria exercido por um primeiro-ministro.
C
Diante do impasse para a posse de João Goulart, o governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, formou a Cadeia da Legalidade, uma rede de emissoras de rádio para defender a posse do vice-presidente. O movimento liderado por Brizola ganhou adesão do comandante do poderoso 3.º Exército, sediado no Rio Grande do Sul.
D
O sistema parlamentarista, implantado em 1961 como solução para a crise política, deveria funcionar até 1965, ocasião em que seria realizado um plebiscito, através do qual a população decidiria acerca de sua permanência ou não. Era a segunda vez que o país adotava o sistema, uma vez que, durante o Segundo Reinado, foi instituído o parlamentarismo.
E
Após a renúncia de Jânio Quadros, alguns grupos insistiram na “inconveniência” da posse de Jango, tido como agitador, comprometido com interesses comunistas, pertencente à corrente nacionalista e partidário da continuidade do Plano Trienal iniciado por Jânio Quadros. O Plano deveria ser aprimorado com a implantação das Reformas de Base, que contrariavam poderosos interesses. A totalidade das forças armadas estava contra Jango.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo