A criação do Estado de Israel em 1948 aumentou a tensão na região da Palestina, ocasionando a Primeira Guerra Árabe-Israelense. Esse conflito provocou a fuga ou expulsão de grande parte da população desse território e desencadeou a questão palestina. Diversos grupos de resistência palestina criaram, em 1964, a OLP (Organização para a Libertação da Palestina).
Esse organismo político-militar se caracterizou como
Esse organismo político-militar se caracterizou como
Gabarito comentado
Alternativa correta: B
Tema central: trata-se da origem e da natureza da OLP (Organização para a Libertação da Palestina), criada em 1964 no contexto da questão palestina após 1948. É importante saber distinguir movimentos nacionalistas seculares de grupos religiosos ou ideológicos extremos ao interpretar as alternativas.
Resumo teórico: a OLP nasceu como um organismo político-militar que reunia diferentes facções nacionalistas palestinas. Caracterizou‑se por um caráter nacionalista, secular e anti‑sionista, com forte retórica anti‑imperialista (oposição ao domínio e à influência ocidental e ao sionismo). A Carta da OLP e documentos históricos mostram o objetivo de libertar a Palestina e criar um Estado palestino; ao longo das décadas houve variações estratégicas, incluindo aceitação tácita de soluções políticas (ver declaração de 1988). (Fontes: Carta da OLP; Encyclopaedia Britannica; documentos da ONU).
Por que B é correta: a alternativa descreve precisamente a OLP como anti‑sionista e antiimperialista e indica o objetivo de criar um Estado palestino democrático e laico sobre a Palestina — condizente com o caráter secular e nacionalista das principais facções que compunham a OLP (como a Fatah).
Análise das incorretas:
A) Errada — classificar a OLP como sionista é contraditório: a OLP era contra o movimento sionista que originou o Estado de Israel. Ainda que houvesse elementos socialistas, o rótulo “sionista” elimina a essência do grupo.
C) Errada — a OLP não era um movimento religioso nem adotava política de expulsão por motivos religiosos; era majoritariamente secular e nacionalista.
D) Errada — comparar a OLP a movimentos nazistas/fascistas e atribuir objetivo de extermínio é impreciso e historicamente incorreto; apesar de ações militares e controvérsias, a natureza ideológica e os objetivos são de libertação nacional, não de genocídio ideológico.
Dica de prova: foque em palavras‑chave (ex.: “sionista”, “laico”, “religioso”, “nazista”). Se uma alternativa atribui ao mesmo ator características opostas ao seu propósito histórico (p.ex. “sionista” para a OLP), desconfie.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!





