Questão 4abe4a0a-dc
Prova:Esamc 2013
Disciplina:História
Assunto:História do Brasil, República de 1954 a 1964

Leia as informações:


(Fonte: Jânio Quadros condecora “Che” Guevara em Brasília, em. 19 de agosto de 1961. Imagem disponível em: http://museuvirtualcheguevara.blogspot.com.br/2012/ 09/che-e-condecorado-em-brasilia-brasil.html. Acesso em: 19 ago. 2013, às 10h00.)


    Jânio estivera em Cuba em março de 1960, expressando de forma cifrada uma vaga simpatia pelo regime de Fidel Castro. Como presidente, provocou a fúria dos conservadores ao condecorar o companheiro de Fidel, Che Guevara, com a Ordem do Cruzeiro do Sul. Não havia neste gesto qualquer intenção de demonstrar apoio ao comunismo. Ele simbolizava para o grande público a política externa independente que Jânio começara a pôr em prática.

(Fonte: FAUSTO, Boris. História do Brasil. SP: Edusp, 2012, p. 374.)



O princípio fundamental da política externa independente, adotada pelo presidente Jânio Quadros, pode ser encontrado na seguinte alternativa:

A
A busca por uma terceira via, no contexto da Guerra Fria, desvinculando o país do apoio a apenas um dos dois blocos em conflito.
B
A tentativa de libertação do Brasil do domínio político dos Estados Unidos levou o presidente a aderir ao bloco soviético.
C
Os efeitos positivos da Revolução Cubana estimularam Jânio a adotar medidas semelhantes no Brasil, mantendo relações com os Estados Unidos.
D
Jânio Quadros procurava obter apoio financeiro de Cuba, sem deixar de lado as relações comerciais com os Estados Unidos.
E
A crise do capitalismo, a partir de 1960, levou Jânio a uma aproximação com o socialismo, para garantir recursos econômicos para o Brasil.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo