Sobre o mapa abaixo é possível afirmar:
Fonte:http://historiaeumbarato.blogspot.com.
br/2012/04/o-brasil-antes-de-1500-o-tratado-de.
html.Acessado em: 14/12/2016.
Sobre o mapa abaixo é possível afirmar:
Fonte:http://historiaeumbarato.blogspot.com.
br/2012/04/o-brasil-antes-de-1500-o-tratado-de.
html.Acessado em: 14/12/2016.
Gabarito comentado
Sobre o mapa proposto pela questão, vamos selecionar a alternativa correta:
A) Incorreta – Não foi a Espanha que exigiu a extensão da linha de Tordesilhas. A linha foi resultado de uma negociação entre os dois países, onde Portugal pressionou por uma revisão da linha estabelecida pela Bula Inter Coetera para obter melhores garantias de posse de terras no Novo Mundo. O Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494, fixou a linha a 370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde.
B) Correta - O Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494, de fato estabeleceu uma linha de demarcação que concedeu a Portugal as terras a leste dessa linha. Quando Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil em 1500, a terra onde ele aportou já estava dentro da área atribuída a Portugal pelo tratado.
C) Incorreta - A Bula Inter Coetera foi um documento emitido pelo Papa Alexandre VI em 1493 que dividiu o Novo Mundo entre os reinos de Portugal e Espanha. Ela não envolvia o governo da África do Sul (que nem existia na época).
D) Incorreta – Quem ultrapassou o Cabo da Boa Esperança em 1487 foi o navegador português Bartolomeu Dias, não os ingleses. A Inglaterra só começou suas grandes navegações e a expansão colonial de maneira contundente no final do século XVI.
E) Incorreta – A conquista de Ceuta em 1415 foi realizada por Portugal, não pela Inglaterra. Esse evento marcou o início da expansão ultramarina portuguesa, não a inglesa.
Gabarito – Letra B
Referência:
Pontin, Rafael de Almeida Leme. "As bulas e tratados dos séculos XV, XVI e XVIII na história do direito brasileiro: seus reflexos na América portuguesa." Cadernos Jurídicos. UNISAL: Campinas 4 (2012): 175-200.