Questão 4a9daee7-b4
Prova:IF-TM 2011
Disciplina:História
Assunto:Fundamentos da História : Tempo, Memória e Cultura, História Geral

Leia o extrato a seguir:


“A imprensa, o rádio, a televisão, o cinema são indústrias ultra-ligeiras. Ligeiras pelo aparelhamento produtor, são ultra-ligeiras pela mercadoria produzida: esta fica gravada sobre a folha do jornal, sobre a película cinematográfica, voa sobre as ondas e, no momento do consumo, torna-se impalpável, uma vez que esse consumo é psíquico. Entretanto, essa indústria ultra-ligeira está organizada segundo o modelo da indústria de maior concentração técnica e econômica. No quadro privado, alguns grandes grupos de imprensa, algumas grandes cadeias de rádio e televisão, algumas sociedades cinematográficas concentram em seu poder o aparelhamento (rotativas, estúdios) e dominam as comunicações de massa. No quadro público, é o Estado que assegura a concentração”.


(MORIN, Edgard. “A indústria cultural” In: FORACCHI, Marialice Mencarini & MARTINS,
José de Souza (org.). Sociologia e Sociedade: leituras de introdução à sociologia.
Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977, p.300).



O texto é de um dos mais importantes pensadores da atualidade, o sociólogo, antropólogo e filósofo francês Edgard Morin (1921). Sobre o tema tratado pelo autor, a questão da “indústria cultural” - termo cunhado pelos autores da chamada Escola de Frankfurt, Theodor Adorno e Max Horkheimer -, assinale a alternativa correta:

A
A indústria cultural consegue conjugar organização burocrática, que visa à produção padronizada e em larga escala de seus produtos, com individualização e novidade desejadas pelos consumidores.
B
A produção cultural de massa procura transformar a cultura em mercadoria, nivelando os valores e os padrões estéticos de boa parte dos consumidores.
C
Na indústria cultural há um equilíbrio entre interesses econômicos, domínio da técnica, organização burocrática e exercício da criatividade.
D
A indústria cultural, diferentemente de outros ramos da produção industrial, não visa ao lucro. Seus produtos são comercializados a preço de custo e seu consumidor não é tratado como “cliente” e sim como fã ou colecionador.
E
O ritmo ligeiro da indústria cultural e sua produção em série conjugam baixo custo e promoção da criatividade, contribuindo com a expansão dos bens culturais e, portanto, da consciência crítica da massa populacional.

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