O mundo seria ordenado demais, harmonioso demais,
para que se possa explicá-lo sem supor, na sua
origem, uma inteligência benevolente e organizadora.
Como o acaso poderia fabricar um mundo tão bonito? Se
encontrassem um relógio num planeta qualquer, ninguém
poderia acreditar que ele se explicasse unicamente pelas
leis da natureza, qualquer um veria nele o resultado
de uma ação deliberada e inteligente. Ora, qualquer ser
vivo é infinitamente mais complexo do que o relógio mais
sofisticado. Não há relógio sem relojoeiro, diziam Voltaire
e Rousseau. Mas que relógio ruim o que contém terremotos,
furacões, secas, animais carnívoros, um sem-número
de doenças – e o homem! A história natural não é nem
um pouco edificante. A história humana também não. Que
Deus após Darwin? Que Deus após Auschwitz?
(André Comte-Sponville. Apresentação da filosofia, 2002. Adaptado.)
Sobre os argumentos discorridos pelo autor, é correto afirmar
que a existência de Deus é
O mundo seria ordenado demais, harmonioso demais, para que se possa explicá-lo sem supor, na sua origem, uma inteligência benevolente e organizadora. Como o acaso poderia fabricar um mundo tão bonito? Se encontrassem um relógio num planeta qualquer, ninguém poderia acreditar que ele se explicasse unicamente pelas leis da natureza, qualquer um veria nele o resultado de uma ação deliberada e inteligente. Ora, qualquer ser vivo é infinitamente mais complexo do que o relógio mais sofisticado. Não há relógio sem relojoeiro, diziam Voltaire e Rousseau. Mas que relógio ruim o que contém terremotos, furacões, secas, animais carnívoros, um sem-número de doenças – e o homem! A história natural não é nem um pouco edificante. A história humana também não. Que Deus após Darwin? Que Deus após Auschwitz?
(André Comte-Sponville. Apresentação da filosofia, 2002. Adaptado.)
Sobre os argumentos discorridos pelo autor, é correto afirmar que a existência de Deus é
Gabarito comentado
A resposta correta é a letra D.