Questão 493e06c8-a4
Prova:UNESP 2015
Disciplina:História
Assunto:História Geral, Primeira Guerra Mundial

Entre os fatos que poderiam confirmar a interpretação, oferecida pelo texto, sobre a atitude de franceses e britânicos depois da Primeira Guerra Mundial, pode-se incluir

      Enquanto os franceses e os britânicos tinham emergido da Primeira Guerra Mundial com um profundo trauma dos horrores da guerra e a convicção de que um novo conflito deveria, se possível, ser evitado, na Alemanha só ocorreria algo parecido depois da Segunda Guerra Mundial. Os acontecimentos de 1945 levaram a uma profunda mudança na cultura popular e política da parte ocidental da Alemanha. Aos olhos desses alemães, a extrema violência de 1945 fez da Segunda Guerra Mundial “a guerra para acabar com todas as guerras”.

                                                                            (Richard Bessel. Alemanha, 1945, 2010. Adaptado.)

A
a participação em um organismo internacional para a mediação de conflitos e o pacifismo que marcou a reação da França e da Grã-Bretanha à ascensão do nazismo.
B
o fim da corrida armamentista entre as potências do Ocidente e do Leste europeu e a eliminação dos arsenais alojados na Europa, na Ásia e no Norte da África.
C
a repressão imediata e violenta, por França e Grã-Bretanha, a todos os projetos belicosos e autoritários que surgiram na Europa ao longo dos anos 1920 e 1930.
D
o acordo para a constituição de uma polícia internacional, que vigiasse as movimentações militares das grandes potências e fosse coordenada por um país não europeu, os Estados Unidos.
E
a liberação, pela França e pela Grã-Bretanha, no decorrer das décadas de 1920 e 1930, de todas as suas colônias, para evitar o surgimento de guerras de emancipação nacional.

Gabarito comentado

Sávia CordeiroMestre em Direito Constitucional (PUC-Rio) e Assessora da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro
 Fruto do Tratado de Versalhes, a Liga das Nações foi um organismo criado no intuito de resolver disputas internacionais antes que elas saíssem de controle, impedindo que uma nova guerra fosse declarada. França e Grã-Bretanha eram membros da Liga, que cumpriu um papel importante resolvendo várias disputas e problemas internacionais. Contudo, sua autonomia tendia a ser enfraquecida pelo fato de que muitos Estados pareciam preferir assinar acordos de forma independente da Liga.

  Em relação à postura da França e da Grã Bretanha diante do avanço do nazismo, esta ficou conhecida como política do apaziguamento. Entre meados da década de 1920 e o ano de 1937, havia um sentimento vago de que a guerra deveria ser evitada a qualquer custo, e a Grã-Bretanha e, às vezes, a França, foram sendo levadas, aceitando os vários atos de agressão e ruptura do Tratado de Versalhes ( Manchúria, Abissínia, rearmamento alemão, reocupação da Renânia). Ao se tornar primeiro ministro britânico, em maio de 1937, Neville Chamberlain deu um novo impulso a essa política.




A resposta correta é a letra A.




Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo