Questão 424b3723-cc
Prova:UFMS 2018
Disciplina:Atualidades
Assunto:Economia na Atualidade, Atualidades do ano de 2018, Economia Nacional na Atualidade

Leia o texto a seguir.

"A fome por terra, preocupação que dominou as atenções da primeira frente de ocupação da planície pantaneira na década de 1830, também estava presente entre os novos colonizadores. A exemplo dos primeiros, os que vieram na segunda onda se apossaram de grandes extensões, reproduzindo processos que faziam lembrar as primeiras divisões de terras no Brasil Colônia. O limite de suas ambições não eram modestos.

Essa disposição dos adventícios era apontada pelas autoridades provinciais como um entrave ao desenvolvimento de Mato Grosso porque, além de desestimular a imigração, eles também não recolhiam impostos sobre a terra à Fazenda Pública e não desenvolviam qualquer atividade produtiva."

ESSELIM, Paulo Marcos. A pecuária bovina no processo de ocupação e desenvolvimento econômico do pantanal sul-matogrossense (1830 – 1910). Dourados:Ed. UFGD, 2011. p. 303.

A constituição dos limites nacionais dependeram, especialmente nas regiões fronteiras, de ações efetivas para sua ocupação em nome do Estado. Entretanto, mesmo apresentando pontos que não eram totalmente acertados pelo poder político constituído a capitania, e depois província, de Mato Grosso foi ocupada e teve como elemento de fixação do homem à terra a exploração dos recursos ambientais. Assinale entre as opções a seguir a alternativa correta que está associada ao texto do historiador Paulo Esselim:

A
a ocupação de Mato Grosso teve como característica marcante a atuação do poder público na divisão de terras, visto a Lei de Terras de 1850.
B
as terras da capitania e da província de Mato Grosso eram extremamente pobres e sem qualquer recurso que estimulasse sua ocupação, tendo o Estado que intervir e fornecer títulos aos moldes das capitanias hereditárias aos colonizadores, para estimular e efetivar sua posse.
C
somente refugiados da justiça, delinquentes, degredados e imigrantes ocuparam as terras do antigo Mato Grosso; conforme apresenta o historiador em seu texto, o modelo de ocupação das terras repetiu a estratégia portuguesa para sua colônia americana.
D
a ocupação da província de Mato Grosso teve, em comum com o período colonial, a constituição da propriedade com extensas porções de terra, fato que desagradava o poder político e desestimulava novas ondas de ocupação.
E
por ser uma região de fronteira, o poder político desaprova a ocupação de Mato Grosso, sendo estas terras preteridas para a fixação de fortificações como Forte Coimbra, Presídio de Miranda e Forte Iguatemi.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo