Questão 412b3332-be
Prova:ENEM 2016
Disciplina:Sociologia
Assunto:Karl Marx e as Classes Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Com base nos textos, a relação entre trabalho e modo de produção capitalista é

TEXTO I

                     Cidadão

Tá vendo aquele edifício, moço?

Ajudei a levantar

Foi um tempo de aflição

Eram quatro condução

Duas pra ir, duas pra voltar

Hoje depois dele pronto

Olho pra cima e fico tonto

Mas me vem um cidadão

E me diz desconfiado

“Tu tá aí admirado

Ou tá querendo roubar?”

Meu domingo tá perdido

Vou pra casa entristecido

Dá vontade de beber

E pra aumentar meu tédio

Eu nem posso olhar pro prédio

Que eu ajudei a fazer.

BARBOSA, L. In: ZÉ RAMALHO. 20 Super Sucessos. Rio de Janeiro: Sony Music, 1999 (fragmento).

TEXTO II

      O trabalhador fica mais pobre à medida que produz mais riqueza e sua produção cresce em força e extensão. O trabalhador torna-se uma mercadoria ainda mais barata à medida que cria mais bens. Esse fato simplesmente subentende que o objeto produzido pelo trabalho, o seu produto, agora se lhe opõe como um ser estranho, como uma força independente do produtor.

MARX, K. Manuscritos econômicos-filosóficos (Primeiro manuscrito). São Paulo: Boitempo Editorial, 2004 (adaptado).

A
baseada na desvalorização do trabalho especializado e no aumento da demanda social por novos postos de emprego.
B
fundada no crescimento proporcional entre o número de trabalhadores e o aumento da produção de bens e serviços.
C
estruturada na distribuição equânime de renda e no declínio do capitalismo industrial e tecnocrata.
D
instaurada a partir do fortalecimento da luta de classes e da criação da economia solidária.
E
derivada do aumento da riqueza e da ampliação da exploração do trabalhador.

Gabarito comentado

Athos VieiraHistoriador, Mestre em Ciência Política pelo IESP/UERJ e Doutorando em Ciência Política pelo IESP/UERJ
Karl Marx ao instituir o materialismo histórico, ou seja, a compreensão filosófica de que a história é feita a partir das relações materiais forjadas pela relação com o trabalho e dos conflitos entre as forças que aí se debatem, ofereceu um novo olhar histórico que alterava os sentidos da narrativa e da própria História. Se Hegel defendia que a história seguia um sentido evolutivo do espírito e que a sociedade burguesa do norte europeu era o ápice dessa evolução, Marx vira sua filosofia de cabeça para baixo e questiona essa tese afirmando que o que existe é uma nova fase de dominação, a dominação capitalista burguesa. A distinção desta para as anteriores se encontra, de maneira simples, (1) na necessidade pela inovação da técnica, (2) na organização alienante do trabalhador na produção de uma riqueza mensurável e (3) numa concentração dessa riqueza pelos próprios meios de produção a partir da renovação das relações entre dominadores e dominados que agora se coloca entre aqueles que possuem os meios de produção, e lucram com eles, e aqueles que apenas podem vender sua força de trabalho em troca de alguma sobrevivência. Essa distinção oferece também divisões espaço-sociais que se transportam para as relações do mundo da vida e a música de Zé Ramalho faz uma denúncia poética e contundente dessa relação na qual o trabalho é utilizado para construir algo na sociedade, porém o trabalhador despossuído não tem o direito de estar naquele ambiente. Na continuação da música, depois de ser barrado em outras construções da qual também fez parte, o personagem se remete à igreja como a única das construções que, mesmo na condição de cidadão pobre, ele tem o direito a entrar. Marx diria que esta relação, que acaba por ser de agradecimento e grande emoção na música, poderia ser classificada como o "ópio do povo", pois a crença cristã de um porvir divino e redentor forja uma ética do sofrimento e da expiação impedindo o homem de observar as contradições nas quais vive e as possibilidades concretas para alterá-las. A resposta, portanto, é letra E.

Gabarito do professor: Letra E

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