Questão 40404727-be
Prova:ENEM 2006
Disciplina:História
Assunto:História do Brasil, República de 1954 a 1964

A partir dessas informações, relativas à história republicana brasileira, assinale a opção correta.

Imagem 020.jpg

A
Ao término do governo João Goulart, Juscelino Kubitschek foi eleito presidente da República.
B
A renúncia de Jânio Quadros representou a primeira grande crise do regime republicano brasileiro.
C
Após duas décadas de governos militares, Getúlio Vargas foi eleito presidente em eleições diretas.
D
A trágica morte de Vargas determinou o fim da carreira política de João Goulart.
E
No período republicano citado, sucessivamente, um presidente morreu, um teve sua posse contestada, um renunciou e outro foi deposto.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
Embora o tema da questão seja o período político de 1954 a 1964, considerado um dos mais conturbados na história do Brasil, a questão proposta não exige análise do processo histórico. A leitura atenta e o conhecimento da cronologia são importantes, assim como o conhecimento acerca da constituição de 1946 que estabelece quinquênios presidenciais ao invés de quadriênios.
                De 1954 a 1964 governam Café Filho ( vice de Vargas que assume quando do suicídio) , Carlos Luz e Nereu Ramos, completando o quinquênio de Vargas. Juscelino Kubitshek de Oliveira governa de 1956 a 1960 , seguido por Jânio Quadros que assume em janeiro de 1961 e renuncia em agosto do mesmo ano. João Goulart, vice-presidente, assume a presidência e renuncia quando do golpe militar em abril de 1964.
                A associação entre o que diz o trecho e o conhecimento da sucessão de presidentes entre 1954 e 1964 permite a escolha da opção E como a correta

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo