
A imagem retrata a araucária, árvore que faz parte de um importante bioma brasileiro que, no entanto, já foi bastante deg radado pela ocupação humana. Uma das formas de intervenção humana relacionada à degradação desse bioma foi

A imagem retrata a araucária, árvore que faz parte de um importante bioma brasileiro que, no entanto, já foi bastante deg radado pela ocupação humana. Uma das formas de intervenção humana relacionada à degradação desse bioma foi
Gabarito comentado

O enunciado trata da araucária, que é uma planta encontrada, sobretudo, na região Sul do Brasil, devido às condições climáticas. Dessa forma, as alternativas (A), (B), (C) e (E), ao fazerem referência a regiões diferentes da região Sul, estão incorretas.
A alternativa (A) aborda o extrativismo mineral na região Sudeste como sendo a razão para a degradação do bioma das araucárias. É importante ressaltar que se encontram araucárias em algumas partes do Sudeste, como no Sul de Minas e em algumas regiões mais frias dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Entretanto, o extrativismo mineral no Sudeste ocorre principalmente no quadrilátero ferrífero, que se situa a leste de Belo Horizonte, e não no sul de Minas Gerais. Ademais, quando se fala em bioma, não se deve pensar em espécies vegetais e animais existindo de forma relativamente isolada, como acontece com as araucárias fora da região Sul. Somente nessa região existe um verdadeiro bioma dessa espécie, que é a floresta de araucária, a qual, no entanto, foi amplamente desmatada.
A alternativa (B) está incorreta porque, como já foi visto anteriormente, o bioma das araucárias não se localiza no centro-oeste, como assevera a alternativa. Vale lembrar, contudo, que houve, sim, uma contínua ocupação agrícola intensiva de grãos na região Centro-Oeste nas últimas décadas.
Da mesma forma, a alternativa (C) está incorreta porque não há araucárias na região Nordeste.
A alternativa (D) está certa, pois localiza corretamente o bioma das araucárias (região Sul) e associa o desmatamento da floresta à indústria de papel e celulose, que é bastante expressiva na região e que, de fato, tem na madeira da araucária uma de suas matérias primas.
A alternativa (E) está incorreta porque a degradação do bioma das araucárias em nada se relaciona com o processo de favelização na região Sudeste.