Questão 3c7bf7cb-8d
Prova:UNESP 2011
Disciplina:História
Assunto:República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil
![](https://s3.amazonaws.com/qcon-assets-production/images/provas/27191/e9664f8f1e61fc96eff2.png)
A tela de Rodolfo Amoedo mostra a morte de Aimberê, líder
da Confederação dos Tamoios (1554-1567), revolta indígena
contra a escravização. A pintura foi realizada mais de três séculos depois e pode ser entendida como um esforço de
A tela de Rodolfo Amoedo mostra a morte de Aimberê, líder
da Confederação dos Tamoios (1554-1567), revolta indígena
contra a escravização. A pintura foi realizada mais de três séculos depois e pode ser entendida como um esforço de
A
representação do sacrifício de indígenas e do acolhimento
e proteção que os religiosos teriam dado aos nativos durante
o período colonial.
B
denúncia do genocídio indígena durante a fase colonial,
responsabilizando a Igreja Católica por ter colaborado
com a Coroa portuguesa.
C
construção de um passado heroico para o Brasil, associando
o índio a um bom selvagem, corrompido posteriormente
pela religião católica.
D
recuperação do período pré-cabralino e apontamento da
necessidade de valorização das formas de solidariedade
então existentes no Brasil.
E
exposição dos confrontos entre religiosos e índios, que foram
constantes e violentos durante todo o período colonial.
Gabarito comentado
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Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
Sobre a imagem associada buscamos a opção correta.
A) Como a maioria das obras do tipo, representações históricas produzidas
séculos depois dos acontecimentos retratados, existem interesses na
produção destas imagens como neste caso em que o enaltecimento do papel
do religioso é claro e a fragilidade do líder indígena caído é visível e parte
central da obra.
B) A igreja tinha seus próprios planos para os religiosos e não envolviam o
extermínio e a escravização como na mentalidade dos colonos portugueses e
nativos do Brasil que não hesitavam em apresar e utilizar nativos como
trabalhadores escravizados. A posição oficial da Igreja era contrária a essas
práticas defendendo o combate contra os nativos apenas em caso de guerra
declarada.
C) A construção de um passado heroico é de fato uma das intenções da obra,
mas colocando o religioso no papel desse herói piedoso e acolhedor do
sofrimento indígena.
D) Não são esses os objetivos da obra em questão.
E) Foram relativamente raras as vezes em que religiosos e indígenas chegaram
a confrontos armados já que a abordagem dos religiosos era cuidadosa e
pacífica na maioria das vezes.
GABARITO DO PROFESSOR: A