Questão 3693c92e-42
Prova:FGV 2016
Disciplina:Português
Assunto:Intertextualidade

                                     Nova canção do exílio

                                      Um sabiá

                                      na palmeira, longe.

                                     Estas aves cantam

                                     um outro canto.


                                     O céu cintila

                                     sobre flores úmidas.

                                     Vozes na mata,

                                     e o maior amor.


                                     Só, na noite,

                                     seria feliz:

                                     um sabiá,

                                     na palmeira, longe.


                                     Onde é tudo belo

                                     e fantástico,

                                     só, na noite,

                                     seria feliz.

                                     (Um sabiá,

                                     na palmeira, longe.)


                                     Ainda um grito de vida e

                                     voltar

                                     para onde é tudo belo

                                     e fantástico:

                                     a palmeira, o sabiá,

                                     o longe.

                                     

                                     Carlos Drummond de Andrade, A rosa do povo


0 sentido do poema depende, em boa medida, do reconhecimento de que, em sua composição, o autor se vale de uma relação intertextual com a “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias. 0 que viabiliza a escolha do poema gonçalvino como referência intertextual é, em primeiro lugar, o fato de ele ser 

A
ainda pouco utilizado em paródias e textos assemelhados.
B
um dos textos mais amplamente conhecidos da literatura brasileira.
C
emblemático do patriotismo que o poema de Drummond tratava de satirizar.
D
objeto da aversão que as vanguardas modernistas nutriam pelos poetas românticos.
E
pouco respeitado pela crítica literária do tempo de Drummond.

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