Questão 3610e604-6e
Prova:INSPER 2017
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Funções da Linguagem: emotiva, apelativa, referencial, metalinguística, fática e poética.

No texto, a função da linguagem predominante é a

      Às 15h de uma segunda-feira, o campinho de futebol sob o viaduto de Vila Esperança está lotado de jovens descalços disputando o clássico Dois Poste contra Santa Cruz.

      Ninguém tem emprego. Xambito é um deles.

      Xambito precisa pagar pensão para seu filho de três anos, mas não quer voltar para a “vida errada”, como diz.

      “Essa vida errada aí, biqueira [ponto de vendas de drogas], tráfico, só tem dois caminhos: cadeia ou morte; não quero nenhum desses dois, quero ver meu filho crescer, botar ele pra jogar bola, pra estudar”, diz Xambito, que anda pela favela com uma caixinha de som tocando o sertanejo Felipe Araújo.

      Ele está correndo atrás de um “serviço fichado” (registrado). Já foi várias vezes aos pátios das fábricas em Cubatão, mas diz que aparecem dez vagas para 500 pessoas. “Só com ajuda de Deus para ser chamado, é muita gente desempregada.”

(http://arte.folha.uol.com.br/mundo/2017/um-mundo-de-muros/brasil/ excluidos/)  

A
apelativa, considerando-se a intenção de persuadir o público leitor, fazendo-o acreditar que muitas pessoas vivam sem renda.
B
referencial, considerando-se a intenção de analisar e expor ao público leitor a condição de vida dos menos favorecidos.
C
emotiva, considerando-se a ênfase nas condições de vida conturbadas das pessoas com o fim de comover o público leitor.
D
emotiva, considerando-se a descrição de um contexto de vida particular para expor a questão das drogas na sociedade.
E
referencial, considerando-se que expõe de forma pouco idealizada a rotina de jovens que preferem o futebol ao trabalho formal.

Gabarito comentado

R
Rafael MartinsMonitor do Qconcursos

Assunto central: Funções da linguagem, analisando qual predomina no texto.

A questão exige reconhecer qual função da linguagem é predominante no trecho apresentado. Segundo Roman Jakobson (Linguística e Comunicação), as funções linguísticas identificam o foco principal da mensagem: referencial (informativo/objetivo), emotiva (expressa sentimentos), apelativa (persuasiva), fática, poética e metalinguística.

Alternativa correta: B
A função referencial, conforme define Bechara (Moderna Gramática Portuguesa), centra-se em transmitir informações sobre a realidade de forma objetiva, visando ao esclarecimento do contexto abordado. No texto proposto, há descrição, exposição de fatos e análise social – não há julgamento ou tentativa de convencer o leitor, tampouco predomínio do olhar subjetivo do autor. O objetivo é informar sobre a vida dos menos favorecidos.

Análise das alternativas incorretas:

A) Apelativa – Incorreta. A função apelativa centra-se em convencer ou induzir o leitor a uma ação; identifica-se, geralmente, por verbos no imperativo ou vocativos. O texto não procura persuadir, mas retratar uma situação.

C) Emotiva – Incorreta. Função emotiva foca na expressão dos sentimentos ou emoções do emissor, evidenciando subjetividade. Não é o caso do texto, que se mantém informativo e não sentimental.

D) Emotiva – Incorreta. Ainda que trate de questão sensível, a exposição não visa comover diretamente, mas relatar fatos.

E) Referencial (justificativa inadequada) – Incorreta. Embora mencione a função referencial, erra ao afirmar que o texto mostra preferência dos jovens pelo futebol ao trabalho formal; na realidade, o texto ressalta a falta de emprego, não uma escolha.

Estratégia de prova: Ao ler questões de funções da linguagem, destaque a intenção comunicativa predominante. Atenção para generalizações ou justificativas enviesadas nas alternativas: elas podem induzir ao erro. Lembre-se de que a função referencial é a mais comum em textos jornalísticos e informativos.

Referências:
Jakobson, Roman. Linguística e Comunicação.
Bechara, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo