Questão 3492c272-73
Prova:UDESC 2010, UDESC 2010
Disciplina:História
Assunto:República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

Para o historiador Paulo Pinheiro Machado, o termo “Coronelismo” caracteriza um fenômeno político essencialmente ligado ao período da Primeira República (1889-1930).

Analise as proposições referentes a esse fenômeno político.

I. No Império, coronel era um título concedido pela Guarda Nacional; após a mudança do regime e com o fim da Guarda, coronel passou a significar latifundiário, o grande proprietário rural que dominava a política e a economia de determinado local.

II. O alicerce do poder político dos coronéis era a grande propriedade fundiária, geralmente habitada por muitos peões e agregados, homens de sua confiança; junto com fazendeiros, posseiros e lavradores vizinhos, estes homens colocavam sua lealdade a serviço do Chefe Político local.

III. Coronelismo caracterizava fenômeno político no qual os militares, nem sempre coronéis, eram eleitos para cargos do Executivo como prefeitos, governadores e até presidentes, no exercício pleno da democracia.

IV. Embora o termo esteja ligado ao período da Primeira República, pode-se afirmar que foi uma prática que se fortaleceu em muitas regiões do país antes da República e também após a Revolução de 1930.

V. Os grupos formados pelos principais coronéis regionais e por suas famílias constituíam as oligarquias estaduais que, por sua vez, dominavam os governos dos Estados.


Assinale a alternativa correta.

A
( ) Somente as afirmativas I, II, IV e V são verdadeiras.
B
( ) Somente as afirmativas II, III, IV e V são verdadeiras.
C
( ) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.
D
( ) Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
E
( ) Todas as afirmativas são verdadeiras.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo