Questão 33e5b37b-8a
Prova:UECE 2015
Disciplina:História
Assunto:História do Brasil, República de 1954 a 1964

O presidente Jânio Quadros apresentou-se na vida política brasileira como um líder que varreria a corrupção e solucionaria os problemas do País. Sua prática política provocou insatisfações, em virtude da sua forma de governar. Dentre as opções abaixo, assinale a que NÃO condiz com o perfil de Jânio Quadros quando Presidente da República.

A
Adoção de medidas esdrúxulas, como, por exemplo, proibição de corridas de cavalos em dias úteis e uso de biquíni em desfiles.
B
Opção por medidas econômicas austeras, como restrição de créditos e congelamento de salários.
C
Ampliação do número de parceiros comerciais para o Brasil, levando em conta a orientação ideológica dos países com os quais estabeleceu relações comerciais.
D
Adoção de práticas demagógicas e populistas que acreditava aproximá-lo das grandes massas, como, por exemplo, comer sanduíche de mortadela durante os comícios.

Gabarito comentado

Sávia CordeiroMestre em Direito Constitucional (PUC-Rio) e Assessora da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro
O governo Jânio Quadros foi responsável por formular as diretrizes da política externa independente (PEI), aproveitando-se do receio dos EUA de que a América Latina escapasse da sua órbita de influência a partir da crise do sistema interamericano aberta pelo regime de Cuba.

  Com um viés nacional-desenvolvimentista, a PEI possuía um caráter pragmático, pois buscava os interesses do país sem preconceitos ideológicos. Assim, adotava postura independente em face de outras nações que tinham relacionamento preferencial com o Brasil. Com foco nas relações Norte-Sul, apresentava-se como uma política sem compromissos, que buscava obter vantagens tanto no bloco capitalista quanto no bloco soviético.
A resposta correta é a letra C. 

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo