Questão 3275ea37-73
Prova:UDESC 2010, UDESC 2010
Disciplina:História
Assunto:Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

No final do século XVIII, rebeliões e conflitos coloniais contribuíram para colocar em xeque o sistema colonial brasileiro. Em relação aos acontecimentos e às conjunturas que contribuíram para o entendimento dessa chamada crise do período colonial no país, assinale a afirmativa incorreta.

A
( ) Havia grande descontentamento no País em razão da concentração de poderes nas mãos de Dom Pedro I e, mais ainda, por ele atribuir a si o direito de nomear os presidentes das províncias; essa oposição contribuiu para o fim do regime colonial.
B
( ) No Brasil, os pesados impostos, as restrições ao livre comércio e as proibições às atividades industriais acirraram os conflitos entre as elites locais e o poder da metrópole.
C
( ) No final do século XVIII eclodem, no Brasil, as primeiras rebeliões de cunho emancipatório: a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana.
D
( ) A crise do sistema colonial brasileiro ligava-se à crise geral do sistema colonial da América Latina, que, por sua vez, era parte integrante da decadência do Antigo Regime europeu, debilitado pela Revolução Industrial na Inglaterra e principalmente pela circulação de idéias liberais e iluministas.
E
( ) As Revoluções Industrial, Americana e Francesa, de certa forma, constituíram-se sinais importantes da crise geral do antigo sistema colonial, pois foram importantes movimentos de transição na História, assinalados pela passagem da Idade Moderna para a Contemporânea.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo