Questão 30feb57c-57
Prova:ENEM 2021
Disciplina:História
Assunto:Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

    De um lado, ancorados pela prática médica europeia, por outro, pela terapêutica indígena, com seu amplo uso da flora nativa, os jesuítas foram os reais iniciadores do exercício de uma medicina híbrida que se tornou marca do Brasil colonial. Alguns religiosos vinham de Portugal já versados nas artes de curar, mas a maioria aprendeu na prática diária as funções que deveriam ser atribuídas a um físico, cirurgião, barbeiro ou boticário.

GURGEL, C. Doenças e curas: o Brasil nos primeiros séculos. São Paulo: Contexto, 2010 (adaptado).

Conforme o texto, o que caracteriza a construção da prática medicinal descrita é a

A
adoção de rituais místicos.
B
rejeição dos dogmas cristãos.
C
superação da tradição popular.
D
imposição da farmacologia nativa.
E
conjugação de saberes empíricos.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
Os jesuítas faziam parte de uma ordem religiosa católica chamada Companhia de Jesus. O objetivo desta Companhia era disseminar a fé católica pelo mundo. Os padres jesuítas eram subordinados a um regime de privações que os preparavam para viverem em locais distantes e se adaptarem às mais adversas condições. No Brasil, eles chegaram em 1549 com o objetivo de cristianizar as populações indígenas do território colonial. Incumbidos dessa missão, promoveram a criação das missões, onde organizavam as populações indígenas em torno de um regime que combinava trabalho e religiosidade. 

Ao submeterem as populações aos conjuntos de valor da Europa, minavam toda a diversidade cultural das populações nativas do território. Para responder essa questão o estudante deve saber sobre a história da atuação da Companhia de Jesus através dos padres jesuítas no território do Brasil colonial catequisando os povos indígenas e seu processo de aculturação. 

A) INCORRETA – Essa alternativa está incorreta, porque os padres jesuítas tinham como finalidade das suas missões abolir os rituais místicos dos povos indígenas e incorporar aos seus costumes os rituais cristãos católicos. 

B) INCORRETA – Essa alternativa está incorreta, porque as missões jesuítas tinham como finalidade reafirmar os dogmas da igreja católica entre os povos indígenas e não os rejeitar. 

C) INCORRETA – Essa alternativa está incorreta, porque quando os padres jesuítas se aproximavam dos povos indígenas para realizar sua missão se utilizavam dos conhecimentos tradicionais dos indígenas como a agricultura e práticas de cura. 

D) INCORRETA – Essa alternativa está incorreta, porque não houve uma imposição da farmacultura nativa entre os jesuítas, mas uma conjugação do conhecimento médico europeu com as práticas de cura nativa. 

E) CORRETA – Essa alternativa está correta, porque durante a ação das missões jesuítas entre os povos indígenas o conhecimento de práticas de cura nativo foi incorporado à experiência médica dos padres o que gerou um conhecimento terapêutico específico. 

Gabarito do Professor: Letra E.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo