Questão 30adb373-57
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Escritos em temporalidade histórica aproximada, os textos se distanciam ao
apresentarem pontos de vista diferentes sobre a(s)
Escritos em temporalidade histórica aproximada, os textos se distanciam ao
apresentarem pontos de vista diferentes sobre a(s)
TEXTO I
Portadoras de mensagem espiritual do passado, as obras monumentais de cada
povo perduram no presente como o testemunho vivo de suas tradições seculares. A
humanidade, cada vez mais consciente da unidade dos valores humanos, as considera
um bem comum e, perante as gerações futuras, se reconhece solidariamente responsável
por preservá-las, impondo a si mesma o dever de transmiti-las na plenitude de sua
autenticidade.
Carta de Veneza, 31 de maio de 1964. Disponível em: www.iphan.gov.br. Acesso em: 7 out. 2019.
TEXTO II
Os sistemas tradicionais de proteção se mostram cada vez menos eficientes diante
do processo acelerado de urbanização e transformação de nossa sociedade. A legislação
de proteção peca por considerar o monumento, até certo ponto, desvinculado da
realidade socioeconômica. O tombamento, ao decretar a imutabilidade do monumento,
provoca a redução de seu valor venal e o abandono, o que é uma causa, ainda que lenta,
de destruição inevitável.
TELLES, L. S. Manual do patrimônio histórico. Porto Alegre; Caxias do Sul:
Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes, 1977 (adaptado).
TEXTO I
Portadoras de mensagem espiritual do passado, as obras monumentais de cada
povo perduram no presente como o testemunho vivo de suas tradições seculares. A
humanidade, cada vez mais consciente da unidade dos valores humanos, as considera
um bem comum e, perante as gerações futuras, se reconhece solidariamente responsável
por preservá-las, impondo a si mesma o dever de transmiti-las na plenitude de sua
autenticidade.
Carta de Veneza, 31 de maio de 1964. Disponível em: www.iphan.gov.br. Acesso em: 7 out. 2019.
TEXTO II
Os sistemas tradicionais de proteção se mostram cada vez menos eficientes diante
do processo acelerado de urbanização e transformação de nossa sociedade. A legislação
de proteção peca por considerar o monumento, até certo ponto, desvinculado da
realidade socioeconômica. O tombamento, ao decretar a imutabilidade do monumento,
provoca a redução de seu valor venal e o abandono, o que é uma causa, ainda que lenta,
de destruição inevitável.
TELLES, L. S. Manual do patrimônio histórico. Porto Alegre; Caxias do Sul:
Escola Superior de Teologia São Lourenço de Brindes, 1977 (adaptado).
A
ampliação do comércio de imagens sacras.
B
substituição de materiais de valor artístico.
C
políticas de conservação de bens culturais.
D
defesa da privatização de sítios arqueológicos.
E
medidas de salvaguarda de peças museológicas.
Gabarito comentado
Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
O termo patrimônio histórico-cultural diz respeito a tudo aquilo que é produzido, material ou imaterialmente, pela cultura de determinada sociedade que, devido à sua importância cultural e científica em geral, deve ser preservado por representar uma riqueza cultural para a comunidade e para a humanidade.
Os profissionais que lidam diretamente com a identificação e preservação do patrimônio histórico-cultural são historiadores, historiadores da arte, antropólogos, paleontólogos, arquitetos e urbanistas, entre outros. Quando um elemento cultural é considerado patrimônio histórico-cultural por algum órgão ou entidade especializado no assunto, dizemos que ele foi tombado como patrimônio.
Podem ser bens considerados patrimônio histórico-cultural: obras de artes plásticas; construções e conjuntos arquitetônicos; festas e festividades; músicas; elementos culinários, entre outros representantes das diversas culturas ainda existentes ou que já existiram no mundo.
Para responder essa questão, o estudante deve saber o que é patrimônio histórico e cultural, sua importância para a conservação da memória, história e identidade da sociedade.
A) INCORRETA – Essa alternativa está incorreta, porque o comércio de imagens sacras tombadas é ilegal e desrespeita a lei de conservação do patrimônio histórico e cultural.
B) INCORRETA – Essa alternativa está incorreta, porque são diversos fatores que determinam o valor artístico de um determinado material e não somente o seu valor comercial.
C) CORRETA – Essa alternativa está correta, porque com o passar do tempo, os valores de uma sociedade sofrem modificações constantes. A manutenção e conservação de seus objetos de memória são fundamentais para a identidade desse povo.
D) INCORRETA – Essa alternativa está incorreta, porque ambos os textos falam da preservação do patrimônio cultural, porém divergem quanto a permanência ou não dos mesmos conceitos e importância na preservação de alguns patrimônios, indiferente à privatização da instituição que o conservar.
E) INCORRETA – Essa alternativa está incorreta, porque indiferente às medidas para a salvaguarda de peças museológicas, os textos falam da questão da conservação do patrimônio num sentido macro.
Gabarito do Professor: Letra C.