Questão 30aae403-e2
Prova:UCPEL 2013
Disciplina:Atualidades
Assunto:Economia Internacional na Atualidade, Economia na Atualidade

Observe o infográfico a seguir.



Fonte: Folhapress, 2013.


Dos 27 países da União Europeia, 17 integram a chamada Zona Euro, por adotarem o Euro como moeda comum. Nesses países, habitam cerca de 350 milhões de pessoas que, no momento, estão sob forte crise financeira que poderá levar anos para ser superada. O desemprego é uma das consequências mais evidentes da crise.


Sobre a crise na Zona Euro, é correto afirmar que

A
sua formação se deu, fundamentalmente, por motivos fiscais. Alguns países gastaram mais dinheiro do que arrecadaram e as contas públicas ultrapassaram o limite do Produto Interno Bruto estabelecido no Tratado de Maastricht, de 1992, que criou a Zona Euro.
B
a situação se encontra sob controle na maior parte dos países. O otimismo é garantido pelo aumento das avaliações de títulos soberanos, divulgado pelas agências de classificação de risco, com relação à Grécia, Portugal e Espanha.
C
é causada pela falta de controle de um órgão responsável pela política monetária. A inexistência de um Banco Central Europeu impede que sejam traçadas metas de inflação e controle da emissão de Euros.
D
não tem afetado negativamente a cotação do Euro. A confiança dos investidores estrangeiros, que, apesar da crise, permanecem com ações e títulos europeus, resulta da certeza de que governos e empresas da região não se tonarão insolventes.
E
os “pacotes” de ajuda financeira têm aplacado a crise nos países onde são aplicados. Grécia, Espanha e Portugal, que recorreram ao fundo emergencial, melhoraram significativamente os desempenhos de suas economias, sem que isso tivesse reflexos sociais negativos.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo