Questão 2de9504b-48
Prova:UNICAMP 2010
Disciplina:História
Assunto:História Geral, Expansão Comercial a Marítima: a busca de novos mundos

Referindo-se à expansão marítima dos séculos XV e XVI, o poeta português Fernando Pessoa escreveu, em 1922, no poema “Padrão”:

Imagem 059.jpg

Nestes versos identificamos uma comparação entre dois processos históricos. É válido afirmar que o poema compara

A
o sistema de colonização da Idade Moderna aos sistemas de colonização da Antiguidade Clássica: a navegação oceânica tornou possível aos portugueses o tráfico de escravos para suas colônias, enquanto gregos e romanos utilizavam servos presos à terra.
B
o alcance da expansão marítima portuguesa da Idade Moderna aos processos de colonização da Antiguidade Clássica: enquanto o domínio grego e romano se limitava ao mar Mediterrâneo, o domínio português expandiu-se pelos oceanos Atlântico e Índico.
C
a localização geográfica das possessões coloniais dos impérios antigos e modernos: as cidades-estado gregas e depois o Império Romano se limitaram a expandir seus domínios pela Europa, ao passo que Portugal fundou colônias na costa do norte da África.
D
a duração dos impérios antigos e modernos: enquanto o domínio de gregos e romanos sobre os mares teve um fim com as guerras do Peloponeso e Púnicas, respectivamente, Portugal figurou como a maior potência marítima até a independência de suas colônias.

Gabarito comentado

Pedro VandréMonitor do Qconcursos
Sobre o trecho do poema “Padrão" do poeta português Fernando Pessoa, vamos selecionar a alternativa correta:


A) Incorreta – O poema não faz referência ao sistema de colonização ou ao tráfico de escravos. Ele compara os domínios marítimos e não os sistemas de produção. Além do mais, os sistemas grego e romano não foram caracterizados pela servidão e sim pela escravidão.


B) Correta – Pessoa contrasta o alcance limitado das navegações gregas e romanas, restritas ao Mediterrâneo e, portanto, consideradas um "mar com fim", com a vasta expansão oceânica dos portugueses, que exploraram os oceanos Atlântico e Índico, simbolizando o "mar sem fim".


C) Incorreta – Embora essa alternativa mencione a expansão geográfica, ela se concentra em possessões coloniais específicas (Europa vs. Norte da África) em vez de comparar a vastidão dos domínios marítimos. O poema fala da imensidão do oceano e do contraste entre o "mar com fim" e o "mar sem fim", que não é abordado corretamente aqui.


D) Incorreta – O foco desta alternativa está na duração dos impérios e nos eventos que levaram ao seu fim. No entanto, o poema não trata da duração temporal dos impérios, mas sim da extensão geográfica e do conceito de "fim" em relação ao alcance marítimo.


Gabarito – Letra B


Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo