Há 100 anos teve início a Primeira Guerra Mundial. As informações abaixo
fazem referência ao período imediatamente anterior ao início do conflito.
Imagem representando o momento exato em que Gravilo Princip dispara contra o herdeiro
ao Trono austro-húngaro, o Arquiduque Franz Ferdinand, e sua esposa Sophie.
(Atentado em Sarajevo. 1914. Autor desconhecido. Disponível em: Atentado em Sarajevo
http://blogfamigerados.blogspot.com.br/2013/01/atentadoemsarajevo.html.
Acesso em: 23 ago. 2014, às 18h30.)
Segundo Bismarck, “alguma infeliz bobagem nos Balcãs” iria iniciar a
guerra seguinte. O assassinato do Príncipe-Herdeiro austríaco – o Arquiduque Franz Ferdinand – por nacionalistas sérvios, em 28 de junho de 1914,
cabia na definição de Bismarck. A Áustria-Hungria, com a leviana belicosidade dos impérios senis, decidiu usar a ocasião para absorver a Sérvia, como tinha feito com a Bósnia e a Herzegovina em 1909. Naquela ocasião, a
Rússia, enfraquecida pela guerra com o Japão, tivera que concordar, forçada por um ultimato alemão e pela presença do Kaiser em “brilhante armadura” – segundo ele próprio – ao lado de sua aliada, a Áustria. Para vingarse dessa humilhação e para defender seu prestígio como a maior potência
eslava, a Rússia estava agora preparada para colocar ela própria a brilhante armadura.(TUCHMAN, Barbara. . RJ: Objetiva, 1994, p. 82.)
Tomando por base as informações e o contexto retratado, julgue os itens:
I. O assassinato do Arquiduque Franz Ferdinand foi o estopim para a Primeira Guerra Mundial e colocou em funcionamento a política de alianças, existente desde o final do século XIX.
II. O revanchismo francês, desenvolvido após sua derrota na Guerra Franco-Prussiana, é uma das causas fundamentais para a Primeira Guerra,
uma vez que desde o final do conflito a França desejava uma nova
guerra para se vingar da humilhação imposta pela Alemanha.
III. Os dois blocos envolvidos na Primeira Guerra foram a Tríplice Aliança
e a Tríplice Entente, formadas, respectivamente, por Alemanha, Itália e
Áustria-Hungria e Inglaterra, França e Rússia.
Está (ão) correto (s):
Gabarito comentado
Sobre o contexto histórico e político da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), vamos definir se as afirmativas são verdadeiras ou falsas:
I - Verdadeira. O assassinato do Arquiduque Franz Ferdinand, herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro, por Gavrilo Princip, um nacionalista sérvio, foi o evento catalisador da Primeira Guerra Mundial. Esse atentado, ocorrido em Sarajevo em 28 de junho de 1914, desencadeou uma série de eventos que ativaram o complexo sistema de alianças que havia sido construído entre as potências europeias ao longo das últimas décadas do século XIX. Esse sistema visava garantir segurança e dissuadir agressões, mas, na prática, criou um ambiente altamente instável, em que um conflito regional poderia facilmente escalar para uma guerra global. A Áustria-Hungria declarou guerra à Sérvia, e a Rússia, que se via como a protetora dos povos eslavos, interveio. A Alemanha, aliada da Áustria-Hungria, declarou guerra à Rússia, enquanto a França e o Reino Unido, aliados da Rússia pela Tríplice Entente, também foram envolvidos no conflito.
II - Verdadeira. Após a derrota humilhante na Guerra Franco-Prussiana (1870-1871), a França perdeu os territórios da Alsácia e Lorena para a recém-formada Alemanha. Esse revés alimentou um forte sentimento de revanchismo entre os franceses, que desejavam recuperar os territórios perdidos e vingar a humilhação sofrida. Esse desejo de revanche foi uma das forças motrizes que incentivou a França a procurar alianças contra a Alemanha. Ao longo das décadas seguintes, a França se rearmou e procurou fortalecer seus laços com a Rússia e o Reino Unido, criando assim a Tríplice Entente. A tensão entre a França e a Alemanha, agravada por questões territoriais e rivalidades nacionalistas, foi um dos fatores que contribuíram para a eclosão do conflito global em 1914.
III - Verdadeira. A Europa estava dividida em dois blocos principais de alianças no início do século XX. A Tríplice Aliança era composta por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, e seu objetivo era a proteção mútua em caso de ataque de outras potências, especialmente a França e a Rússia. Já a Tríplice Entente reunia França, Reino Unido e Rússia, e foi formada em resposta à crescente ameaça da Alemanha e da Tríplice Aliança. Esses blocos, embora inicialmente criados para prevenir a guerra, acabaram funcionando como mecanismos de escalada, uma vez que o conflito entre duas nações envolveu automaticamente seus aliados. Quando a Áustria-Hungria entrou em guerra com a Sérvia, a aliança com a Alemanha e a oposição da Rússia rapidamente arrastaram as potências europeias para uma guerra de escala global. A Itália, no entanto, acabaria mudando de lado em 1915, passando a integrar a Tríplice Entente.
Gabarito – Letra E
Referência:
Clark, Christopher. Os sonâmbulos: como eclodiu a Primeira Guerra Mundial. Editora Companhia das Letras, 2014.