Questão 278555cf-b1
Prova:UDESC 2017
Disciplina:História
Assunto:Mercantilismo, Colonialismo e a ocupação portuguesa no Brasil, História do Brasil

A respeito da ocupação de terras da Colônia ao período atual e a expansão de fronteiras no território que hoje chamamos Brasil, analise as proposições.


I. As terras indígenas, uma vez demarcadas, são representativas dos direitos dos povos indígenas às suas terras ancestrais, sendo estes plenamente respeitados. Não existem registros de enfrentamentos entre indígenas e fazendeiros ou indígenas e mineradores a respeito destas terras.

II. Atualmente, 25% do território nacional é composto por terras indígenas oficialmente demarcadas.

III. O uso coletivo da terra e a produção agrícola para subsistência, praticados por inúmeros grupos indígenas, distanciavam-se dos projetos de colonização, causando diversos e violentos conflitos.


Assinale a alternativa correta.

A
Somente a afirmativa II é verdadeira.
B
Somente a afirmativa I é verdadeira.
C
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
D
Somente a afirmativa III é verdadeira.
E
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

Gabarito comentado

M
Matheus BarbosaMonitor do Qconcursos

Tema central da questão: Ocupação de terras, expansão de fronteiras e conflitos envolvendo povos indígenas no Brasil — um assunto recorrente nas provas de História, pois envolve tanto processos históricos de colonização quanto a situação legal e social dos povos indígenas hoje.

Justificativa da alternativa correta (D):

A afirmativa III está correta pois reflete um conhecimento essencial: o modo de vida indígena, centrado no uso coletivo da terra e na produção de subsistência, entrou em choque com o projeto colonial europeu — baseado em monocultura, grandes propriedades privadas e exploração intensiva. Esse conflito estrutural resultou em diversos embates violentos durante toda a colonização, e persiste sob outras formas até hoje. Autores como João Pacheco de Oliveira (“A Viagem da Volta”) demonstram como as diferentes concepções sobre a terra estão na origem de conflitos sistemáticos.

Por que as outras afirmativas estão erradas?

I. Errada, pois a plena garantia dos direitos indígenas não se verifica na prática. Conflitos são documentados com frequência, inclusive em terras já homologadas. A afirmação de inexistência desses embates é generalização indevida — algo que sempre deve acender seu alerta em provas.

II. Está superestimada: apenas cerca de 13% do território brasileiro está oficialmente demarcado como terra indígena, segundo dados do governo federal. Atenção a números destoantes: eles costumam ser usados como pegadinhas.

Estratégias para futuras questões: Sempre atente para termos absolutistas (“pleno”, “não existem”, “sempre”, “nunca”) e dados exatos ou estatísticos. Faça a checagem mental: “Isso pode ser verdade para todos os casos? Esse número faz sentido?”

Resumo: A alternativa correta é a letra D, apenas a afirmativa III é correta.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo