Questão 2429e094-b9
Prova:UNIVESP 2018
Disciplina:História
Assunto:Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

Observe a obra a seguir.

Domingos Jorge Velho em tela de Benedito Calixto (1903)

Acervo do Museu Paulista


Em tela pintada muito tempo depois da morte do paulista Domingos Jorge Velho, é possível afirmar que o bandeirante foi representado de forma

A
triunfalista e heroica, desconsiderando o papel dos bandeirantes na escravização dos povos indígenas e no violento combate às comunidades quilombolas.
B
neutra e objetiva, com a finalidade de descrever o papel dos bandeirantes na expansão territorial da América Portuguesa
C
crítica e distanciada, revelando múltiplas facetas de um bandeirante que se posicionou contrariamente à escravização de negros.
D
negativa e enviesada, denunciando os aspectos mais graves da prática do bandeirantismo, tais como a perseguição aos jesuítas.
E
distorcida e manipulada, ressaltando a ancestralidade indígena e miscigenada dos bandeirantes em detrimento da sua origem portuguesa.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
Domingos Jorge Velho nasceu no ano de 1641 na capitania de São Paulo e morreu em 1705 na capitania da Bahia. Era bandeirante e trabalhava para os governos das capitanias que se sentiam ameaçados pela ofensiva de índios e negros escravizados fugidos. Ficou conhecido por ser o desbravador do Piauí e por ter conseguido desarticular o Quilombo dos Palmares.
Por esse motivo recebeu terras como recompensa juntamente com a patente de “Mestre de Campo". Ele foi retratado juntamente com o seu tenente Antônio Fernandes de Abreu por Benedito Calixto, em 1903, e esta obra se encontra no Museu Paulista. O candidato, para responder esta questão, precisa ter o conhecimento sobre o papel dos bandeirantes na colonização e na interiorização do território. Há uma obra clássica acerca da questão: Bandeirantes e Pioneiros, de Vianna Moog.

Uma das afirmativas faz a análise correta acerca da representação do bandeirante no texto imagético. 
A) CORRETA – Benedito Calixto era sócio do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo nos fins do século XIX. A historiografia deste período era positivista. Ou seja, baseada em documentos oficiais e contava os feitos heroicos para a construção da identidade da nação. Dessa forma, podemos inferir que Domingos Jorge Velho foi retratado de forma vitoriosa por ter derrotado povos indígenas e desarticulado o Quilombo dos Palmares. Esta afirmativa está correta, pois além da postura vencedora no retrato também foi desconsiderada a violência cometida pelo bandeirante com os indígenas e os quilombolas. 
B) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois a postura do bandeirante retratado empunhando as armas demonstra a vitória dele frente aos demais e o seu papel de superioridade hierárquica, uma vez que está sendo retratado em primeiro plano na figura. Porém, não podemos deixar de levar em consideração o papel dos bandeirantes na interiorização da América Portuguesa e na configuração do estado brasileiro após o tratado de Madrid com o princípio do uti possidetis. 
C) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois o bandeirante Domingos Jorge Velho é conhecido historicamente pela escravização de indígenas e pelo aprisionamento de negros escravizados fugitivos. Por esta fama foi contratado pelo governador de Pernambuco João da Cunha Souto Maior, para que reunisse suas tropas e pusesse fim ao Quilombo dos Palmares. 
D) INCORRETA - A afirmativa está incorreta, uma vez que a pintura exalta a postura do bandeirante como um vitorioso. De acordo com o historiador Toledo Piza , a publicação feita no jornal O Correio Paulistano de 1903, o objetivo era comemorar o notável feito do sertanejo paulista. Segundo a tese de Pedro Nery, esta obra foi a primeira a fazer parte do acervo do Museu Paulista que contem a temática bandeirante. 
E) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois Domingos Jorge Velho recebe as mesmas características iconográficas dos portugueses retratados por Benedito Calixto. A ancestralidade do referido bandeirante era portuguesa, apesar deste ter nascido em São Paulo.

Gabarito do Professor: Letra A.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo