Questão 2426e61c-b9
Prova:UNIVESP 2018
Disciplina:História
Assunto:Medievalidade Europeia, História Geral

Observe a obra a seguir.

Acervo da Galleria Doria Pamphilj, em Roma


A obra constrói uma representação que remete às consequências

A
do poder crescente da nobreza em oposição à decadência dos banqueiros, isolados politicamente no contexto do Estado Moderno.
B
dos primórdios do desenvolvimento do capitalismo industrial, à época da montagem do sistema fabril e do surgimento da classe operária.
C
da reaproximação entre a Igreja Católica e os burgueses, no momento em que o protestantismo condenava o lucro e a usura.
D
da intensificação das atividades mercantis e da vida urbana, em meio às transformações da Baixa Idade Média.
E
do período do Renascimento, marcado pela afirmação do teocentrismo como princípio moral e pela crítica às ideias de razão e equilíbrio.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
A observação do documento imagético apresentado deve ser feita prestando atenção à data de sua execução – 1520 – acompanhada da leitura das opções apresentadas. Isso permitirá a localização da obra – uma pintura - dentro de um momento específico da história do mundo ocidental. 

O século XVI é marcado pelo processo de Renascimento Cultural, que , por sua vez, se insere no contexto das transformações que marcam o final do período entendido como Idade Média e a formação dos “ Tempos Modernos" , em que pesem também as permanências, o que pode ser percebido em qualquer processo histórico. É preciso atenção à introdução da questão pois o que se pede é a percepção de que o quadro remete às consequências de determinada característica da sociedade europeia como um todo no século XVI. 

Para responder à questão o estudo da época é necessário. A obra de Peter Burke é importante. O livro Tempos Modernos : ensaios de História Cultural, de Francisco Falcon e Edmilson Rodrigues pode ser de ajuda inestimável. No entanto, as opções apresentam conceitos clássicos acerca do tema em pauta. Entre as opções uma atende à demanda da questão: 
A) INCORRETA – A afirmativa apresenta os grupos sociais trocados. Há uma maior poder de banqueiros, até mesmo por sustentarem os Estados com seus impostos e empréstimos. E, grande parte da nobreza , muitas vezes parasitária, perde posições. 

B) INCORRETA – O sistema fabril e o capitalismo industrial são características de sociedades a partir da Revolução Industrial , na segunda metade do século XVIII 

C) INCORRETA – O protestantismo não condena a usura e o lucro . Quem o faz é a Igreja Católica e dela saem, às vezes, críticas à atividades burguesas. 

D) CORRETA - As transformações do período histórico conhecido como “ Baixa Idade Média", como a reativação de uma economia mercantil e monetarizada, trazendo um renascimento urbano, formam as bases para o Renascimento Cultural no qual a obra se insere. 

E) INCORRETA- O movimento renascentista apresenta na verdade críticas ao teocentrismo e busca a valorização do raciocínio lógico e do equilíbrio entre imanência e transcendência – entre o humano e o divino. 

Gabarito do Professor:  Letra D.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo