Questão 23e63730-04
Prova:CEDERJ 2021
Disciplina:História
Assunto:República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

“Resumindo as ideias centrais do nosso programa de reconstrução nacional, podemos destacar, como mais oportunas e de imediata utilidade:

[...] 7) reforma do sistema eleitoral, tendo em vista, precipuamente, a garantia do voto

8) reorganização do aparelho judiciário, no sentido de tornar uma realidade a independência moral e material da magistratura, que terá competência para conhecer do processo eleitoral em todas as suas fases

9) feita a reforma eleitoral, consultar a nação sobre a escolha de seus representantes, com poderes amplos de constituintes, a fim de procederem à revisão do Estatuto Federal, melhor amparando as liberdades, públicas e individuais [...]”

VARGAS, Getúlio. Discurso de Tomada de Posse do Presidente Getúlio Var-
gas (3 de novembro de 1930). Retirado de: http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/presiden-
cia/ex-presidentes/getulio-vargas/discursos/discursos-
de-posse/discurso-de-posse-1930/view (Acesso em: 29/05/2021)

O discurso acima foi proferido no momento da posse de Getúlio Vargas, no governo provisório, em novembro de 1930. Nesse discurso, o chefe de estado brasileiro revela que as motivações para a realização da Revolução de 1930 consistiam em combater

A
o poder das oligarquias paulistas.
B
a influência das forças armadas gaúchas.
C
o positivismo dos acadêmicos mineiros
D
o conservadorismo da classe média carioca

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
O movimento de 1930, que levou Getúlio Vargas ao poder como presidente – ainda que provisório – teve como estopim a questão eleitoral. Mais uma vez as fraudes nas eleições e a manipulação dos votos da população dependente de grandes proprietários – o famoso voto de cabresto – havia garantido a eleição de um candidato das oligarquias cafeeiras de São Paulo para a presidência da república. Assim, Júlio Prestes derrotou Getúlio Vargas, candidato oposicionista.

Embora não tenha sido o único motor do movimento de 1930 e do golpe que levou à deposição do então presidente Washington Luís, o predomínio das oligarquias cafeeiras na esfera federal e, daquelas a elas direta e indiretamente ligadas é um dado significativo para a compreensão e análise não só de 1930 mas de ações do governo provisório de Vargas. 

O tema em pauta é tratado de forma adequada em livros de História do Brasil para Ensino Médio tais como o de Ronaldo Vainfas ou Luis Koshiba. Há ainda a publicação, em vários volumes, da História da gente Brasileira, de Mary Del Priori. Entre as opções apresentadas uma indica um dos objetivos da Revolução de 1930. 

A) CORRETA- O combate ao predomínio das oligarquias cafeeiras na esfera federal era um dos objetivos principais do movimento de 1930. 

B) INCORRETA- As forças armadas gaúchas estavam ao lado dos revoltosos , lideradas pelo presidente da província do Rio Grande do Sul, Getúlio Vargas. 

C) INCORRETA- O positivismo havia sido um elemento importante da proposta do Partido Republicano ao final do período monárquico e não em 1930. 

D) INCORRETA- Não há uma proposta verdadeiramente revolucionária no movimento de 1930. Não há, portanto, uma proposta de combater “ o conservadorismo da classe média carioca".

Gabarito do Professor: Letra A.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo