O texto “O que Lima Barreto pode ensinar ao
Brasil de hoje” é composto por
Gabarito comentado
Esta questão aborda o conteúdo “modos
de organização do texto", referente às maneiras de construção e ordenação interna
dos parágrafos. Existem os seguintes modos de organização:
1) Narrativo: organiza os parágrafos por meio de relatos fictícios ou reais feitos por um narrador, além da presença obrigatória das categorias de tempo e espaço.
2) Argumentativo: orienta os parágrafos por meio da defesa de posicionamento que são comprovados por argumentos (evidências e exemplos que tornam a tese válida).
3) Expositivo: organiza os parágrafos por meio da apresentação de informações, construídas de maneira objetiva.
4) Injuntivo: orienta os parágrafos por meio da mostra de instruções, ou de passo a passo sobre como se realiza algo (como manuais de instrução, por exemplo)
5) Descritivo:
organiza o parágrafo por meio da apresentação de características variadas de
pessoa, coisa ou situação que seja o foco do texto.
Com
base nas informações anteriores, retomemos as opções para analisar qual dos
modos estão presentes no texto “O que Lima Barreto pode ensinar ao Brasil de
hoje".
A) um parágrafo narrativo e dois descritivos.
ERRADO.
Não há nenhum parágrafo narrativo no texto, visto que não há narrador que relate uma determinada situação, organizada em tempo e espaço (cenário). Não há, também, presença predominante da descrição, pois não se mostram características de Lima Barreto durante o desenvolvimento do texto. O que há são informações a respeito da vida do escritor para que se defenda, no texto, o quanto é importante que se continue a ler Barreto nos dias de hoje.
B) um parágrafo expositivo e dois argumentativos.
CORRETO.
Como se disse na explicação referente à letra A, o maior objetivo do texto é apresentar a defesa de um posicionamento (“Mas por que devemos ler Lima Barreto Hoje?"), que se apresenta em forma de questionamento para melhor persuadir o leitor. Assim, para se defender essa tese são apresentados argumentos, os quais são as provas de que a opinião é válida, como por exemplo ler Lima “nos leva a perceber a centralidade da política em nossas vidas", entre outros motivos. Esse trabalho de defesa de opinião e apresentação de argumentos ocorre nos dois parágrafos finais, isso porque, para que a defesa fosse ainda mais convincente ao leitor, era necessário apresentar informações práticas e objetivas da vida de Lima Barreto – como o fato de o escritor ter visto a abolição em Praça Pública e, no ano seguinte, presenciado a proclamação da República – , que endossassem a argumentação que viria nos parágrafos posteriores. Logo, no texto em análise, o primeiro parágrafo é expositivo e os dois últimos, argumentativos.
C) dois parágrafos argumentativos e um injuntivo.
ERRADA.
Existem dois parágrafos argumentativos sim,
porém não existem fragmentos injuntivos, com mostra sobre “como se faz" algo
passo a passo.
D) dois parágrafos descritivos e um narrativo.
ERRADA.
Não há parágrafos narrativos, nem
descritivos no texto em questão cujos motivos foram apresentados nas
explicações referentes às opções anteriores.
Resposta: B