Questão 22789335-c2
Prova:UDESC 2018
Disciplina:História
Assunto:História do Brasil

Leia atentamente o trecho a seguir:

" (...) longe de ser o resultado necessário de uma evolução moral da humanidade, a democracia é algo incerto e improvável e nunca deve ser tida como garantida. É sempre uma conquista frágil que precisa ser defendida e aprofundada. Não existe nenhum limiar de democracia que, uma vez alcançado, possa garantir a continuidade da sua existência." (Chantal Mouffe, O regresso do político, 1996)

Sobre a experiência democrática, no Brasil, assinale a alternativa correta.

A
A instauração da democracia, no Brasil, ocorreu com a proclamação da República, em 1889, uma vez que toda república é, essencialmente, democrática.
B
O primeiro período democrático brasileiro foi experienciado entre 1930 e 1969.
C
As eleições diretas e o sufrágio universal são características da experiência democrática contemporânea brasileira, iniciada com o processo de redemocratização, ocorrido durante a década de 1980.
D

Contrariamente ao que postula a citação, uma vez instaurada a democracia no Brasil, em 1945, esta foi sempre mantida por todos os governos que se sucederam desde então.

E

A redemocratização do Brasil foi um processo iniciado e consolidado, exclusivamente, por meio da vontade e da ação popular.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo