Questão 21dcca25-64
Prova:UFMG 2006
Disciplina:Geografia
Assunto:Geografia Física, Meio Ambiente na Geografia, Relevo

Analise este mapa topográfico, em que estão representados os principais elementos do relevo de um trecho do território brasileiro:

                       Imagem 021.jpg

Analise, agora, esta proposta de zoneamento ambiental para essa mesma área elaborada por uma equipe de especialistas em planejamento territorial:

                                Imagem 022.jpg

A partir da análise do mapa topográfico e da proposta de zoneamento correspondente, é INCORRETO afirmar que a zona ambiental

A
W, devido às características de seu relevo, apresenta potencial para o uso agrícola, com destaque para os cultivos anuais que empregam mecanização.
B
X, por se estender pelas margens de rios e abranger nascentes e áreas adjacentes, tem sua proteção assegurada pela legislação ambiental brasileira.
C
Y, em razão de sua topografia relativamente plana e da proximidade de cursos de água, apresenta potencialidade para prática de agricultura irrigada.
D
Z, graças à declividade suave e à ausência de risco associado a cheias de rios, revela potencial para implantação de equipamentos urbanos.

Gabarito comentado

Melina Campos LimaProfª de Direito Internacional da UFRJ, Mestra e Doutora em Economia Política Internacional - UFRJ
A zona W, como mostra o primeiro mapa, é uma área de relevo. Essas áreas não são inúteis para a agricultura, existindo técnicas para utilizá-las de modo minimamente eficiente. Entretanto, áreas planas são mais propícias para a prática da agricultura, principalmente quando é mecanizada, uma vez que as máquinas são mais facilmente utilizadas em áreas que não apresentam relevos significativos. Assim, a área W não é a que apresenta maior potencial para o uso agrícola. A alternativa (A) está incorreta. 

A área X é a que se estende pelas margens de rios, segundo a conjugação das duas imagens apresentadas. Essas áreas são, de fato, protegidas pela legislação ambiental brasileira, embora essa proteção tenha diminuído com o novo Código Florestal. Uma das proteções é a proibição do desmatamento da mata ciliar, ou seja, da mata que margeia os rios. A alternativa (B) está correta. 

Em comparação com as outras áreas do mapa, a área Y é relativamente plana, o que a torna propícia para a agricultura. A proximidade com o rio, potencial fonte de irrigação, torna a área Y ainda mais propícia para a atividade. A alternativa (C) está correta.
 
A existência de declividade se relaciona com a maior facilidade de escoamento superficial das águas das chuvas, o que diminui a possibilidade de inundações nesses lugares. Regiões menos propícias a inundações são, por sua vez, propícias à ocupação urbana. A alternativa (D) está correta.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo