Questão 21dc52fa-65
Prova:UNESP 2021
Disciplina:História
Assunto:Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

A produção de açúcar no Brasil colonial era parte de um conjunto de processos e relações que ultrapassavam os limites da colônia e incluíam

A
a estruturação do engenho como unidade produtiva, a disposição portuguesa de povoar a colônia e o comércio sistemático com a América espanhola.
B
as técnicas de cultivo indígenas, as mudas de cana procedentes do mundo árabe e a intermediação britânica na comercialização.
C
a adaptação da cana à terra roxa do Nordeste, o conhecimento técnico dos imigrantes e a atuação holandesa no transporte marítimo.
D
a constituição da grande propriedade, o tráfico de africanos escravizados e a existência de amplo mercado consumidor na Europa.
E
o avanço da ocupação das áreas centrais da colônia, o recurso à mão de obra nativa e o crescimento do gosto pelos sabores doces na Europa.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
A pergunta, feita de forma mais sofisticada, na verdade busca saber a caracterização de uma produção colonial de açúcar na região NE do Brasil atual, de caráter mercantilista, dos séculos XVI, XVII e XVIII. O tema é básico e fundamental no estudo das regiões coloniais no Brasil. 
A) INCORRETA- O engenho era, sim, a unidade produtiva fundamental do açúcar. No entanto, o povoamento da colônia não era o objetivo maior dos portugueses e, o comércio intenso era com a metrópole a não com a América espanhola.
B) INCORRETA- As técnicas de cultivo eram portuguesas. A cana é originária da Nova Guiné e de lá foi para a Índia, de onde se difundiu. E, os grandes comerciantes do açúcar foram os holandeses e não os ingleses. 
C) INCORRETA- A terra roxa localiza-se em São Paulo foi, e é, importante para o plantio de café. O conhecimento do plantio do açúcar foi trazido pelos portugueses, de suas ilhas no Atlântico. No entanto, é correto dizer que os holandeses eram importantes para o transporte do açúcar para a Europa.
D) CORRETA – A mão de obra essencial das grandes propriedades - para plantação de grandes quantidades - era o africano escravizado, a produção era para exportação (mercado europeu em expansão) e 
E) INCORRETA- Usava-se a mão de obra nativa como escravos, principalmente em áreas menos ricas das colônias. Mas, a ocupação era essencialmente no litoral e a produção de açúcar era devido ao alto preço que alcançava no mercado internacional. 

Gabarito do Professor: Letra D.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo