Questão 21cff71c-65
Prova:UNESP 2021
Disciplina:História
Assunto:História Geral, Mercantilismo e a economia de Estados

As práticas econômicas mercantilistas são frequentemente relacionadas aos Estados modernos e representam

A
uma concentração de capitais, alcançada principalmente por meio da exploração colonial e de mecanismos de proteção comercial.
B
uma difusão do comércio em escala mundial, obtida com a globalização da economia e a multipolaridade geoestratégica.
C
uma redução profunda no grau de intervenção do Estado na economia, que passou a ser gerida pelos movimentos do mercado.
D
o resultado da concentração do poder político nas mãos de governantes que defendiam, sobretudo, os valores e interesses da burguesia industrial.
E
o combate sistemático às formas compulsórias de trabalho, que impediam o crescimento dos mercados consumidores internos nos países europeus.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
Os Estados Modernos na historiografia são o conjunto de estados nos quais o processo de centralização do poder levou também à sua concentração nas mãos do Rei. Os Reis dos Estados europeias desenvolveram uma série de práticas econômicas a fim de cobrar impostos e incentivar cada vez mais o comércio exterior através do qual seria possível o acúmulo de metais preciosos. Esse conjunto de práticas econômicas adotado pelas Monarquias Absolutistas entre os séculos XV e XVIII na Europa chamou-se mercantilismo. 
O mercantilismo não é considerado um sistema econômico, pois ele é visto historicamente como um estágio de transição do feudalismo para o capitalismo e porque não tem um corpo teórico que embase sua instalação. Ele surge das necessidades práticas em meio ao reaquecimento das atividades comerciais, a formação dos Estados e a crescente importância da burguesia no território.
A questão versa sobre tema clássico, que faz parte do currículo de História da Escola Básica. Por conseguinte, a bibliografia disponível é vasta. A pergunta versa sobre características das práticas mercantilistas. Vale a obra “O Mercantilismo" do Francisco Calazans Falcon 
A) CORRETA – O mercantilismo foi a base dos estados europeus para a montagem do sistema colonial no continente americano. A Espanha explorando as riquezas minerais e Portugal explorando as riquezas vegetais como Pau Brasil. Dessa forma obtinham riquezas com a manutenção de balança comercial favorável e acumulação de capital advinda destas atividades.. 
B) INCORRETA – A ideia de que o processo de globalização começou com as Grandes Navegações não é um consenso, embora tenha havido um certa mundialização do comércio. E, multipolaridade estratégica é um conceito de política internacional do século XX. 
C) INCORRETA – O poder nos Estados da Idade Moderna estava centralizado nas mãos de um Rei considerado absoluto. Nele estavam concentrados os poderes político, religioso e econômico. Dessa forma o Rei intervinha diretamente na economia através de seus ministros, que possuía como caráter principal o acúmulo de riquezas simbolizadas por metais preciosos.
D) INCORRETA - A burguesia lutou a favor do Rei para por fim aos privilégios da nobreza feudal e assim foi possível a consolidação do Estado Moderno. O Rei absolutista tinha sob sua égide os poderes econômico, religioso e político. A Burguesia, sobretudo a manufatureira, era um grupo interessante ao poder público, pois por meio da atividade comercial e do estado centralizado poderia haver a arrecadação de impostos.
E) INCORRETA – A montagem do sistema colonial no continente americano foi baseada na exploração de mão de obra escravizada dos povos ocupados. Porém, esta forma não era impedimento para o crescimento do mercado consumidor na Europa. 

Gabarito do Professor: Letra A.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo