Questão 21044e4d-00
Prova:UNICENTRO 2017
Disciplina:História
Assunto:História Geral, Período Entre-Guerras: Totalitarismos

De acordo com a filósofa Hannah Arendt, em sua obra Origens do Totalitarismo, Estado Totalitário se refere a determinado tipo de Estado (governo) que exerce de forma autoritária o controle sobre todos os aspectos da vida dos cidadãos: relações econômicas, manifestações culturais, expressões artísticas e relações sociais. O totalitarismo destrói a capacidade de o cidadão criar e conduzir instituições sociais, destruindo, assim, sua vida política – valendo-se, para isso, do terror e da propaganda ideológica – e submetendo-o à manipulação do Estado. Tendo em vista esses pressupostos, assinale a alternativa abaixo que não corresponde a uma característica presente em regimes totalitários.

A
O Estado concentrava todos os meios de propaganda: o objetivo era veicular a ideologia oficial às massas, forjando convicções inabaláveis e manipulando a opinião pública. Para garantir uma base de apoio popular, geralmente apelava aos sentimentos e à imaginação das pessoas, e não à razão.
B
A disciplina era exaltada, e a figura do líder do Estado mistificada.
C
Na educação de crianças e jovens, valorização das disciplinas moral e cívica, visando à formação do caráter, da força de vontade, da disciplina, do amor à pátria; dava-se atenção especial à educação física, tendo em vista o ideal de corpos perfeitamente sadios.
D
Diferente do fascismo e do stalinismo, o nazismo alemão não teve conotação racista e nem praticou a xenofobia.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo