
A organização do movimento das quebradeiras de coco de babaçu é resultante da

A organização do movimento das quebradeiras de coco de babaçu é resultante da
Gabarito comentado

Para responder a questão em pauta é necessário ter em mente a estrutura fundiária do Brasil, particularmente após a Lei de Terras de 1850, do Segundo Reinado, que garante o acesso à terra através apenas da compra. Tal lei, aprovada por um parlamento composto essencialmente de grandes proprietários, obstaculiza a possibilidade de acesso a pequenas e médias propriedades, necessárias a fixação do homem ao campo e `a garantia de sua sobrevivência.
Por isso, terras antes utilizadas por populações tradicionalmente enraizadas em regiões do interior do Brasil tornaram-se propriedade privada,inviabilizando , assim, sua utilização por aqueles vinculados , muitas vezes, ao extrativismo vegetal, seu meio de vida.
Ao longo do período republicano pouca coisa mudou no que se refere ao acesso a terra, apesar de avanços no sentido de reforma agrária nos últimos 15 anos. Mantém-se a luta de posseiros e camponeses sem terra através de organizações comunitárias como a das quebradeiras de babaçu. A luta é necessária para que sejam mantidas, protegidas e estimuladas atividades extrativistas e de agricultura de subsistência, que mantém o campo ativo e povoado por tradicionais populações locais.
Assim sendo, a única alternativa que atende ao raciocínio acima proposto, em consonância com estudos de história agrícola e com o trecho transcrito é a apresentada na opção de letra E