Questão 1c0e7429-c1
Prova:ENEM 2010
Disciplina:História
Assunto:História do Brasil

“Pecado nefando” era expressão correntemente utilizada pelos  inquisidores  para  a  sodomia.  Nefandus:  o  que não  pode ser dito. A Assembleia de  clérigos  reunida em Salvador, em 1707, considerou a sodomia “tão péssimo e horrendo crime” ,  tão contrário à  lei da natureza, que “era indigno de ser nomeado” e,  por isso mesmo,  nefando.
NOVAIS,  F.; MELLO E SOUZA,  L.  História da Vida Privada  no Brasil. V.  1.
São Paulo: Companhia das  Letras,  1997  (adaptado).



O  número  de  homossexuais  assassinados  no  Brasil bateu  o  recorde  histórico  em  2009.  De  acordo  com  o Relatório Anual de Assassinato de Homossexuais (LGBT -   Lésbicas,  Gays,  Bissexuais  e Travestis  ),  nesse  ano foram  registrados 195 mortos por motivação homofóbica no País.
Disponível em: www.alemdanoticia.com.br/ultimas_noticias.php?codnoticia=3871.
Acesso em: 29 abr. 2010 (adaptado)


A homofobia é a rejeição e menosprezo à orientação sexual do outro e, muitas vezes, expressa-se sob a forma de comportamentos violentos. Os textos indicam que as condenações públicas, perseguições e assassinatos de homossexuais no país estão associadas

A
à baixa representatividade política de grupos organizados que defendem os direitos de cidadania dos homossexuais.
B
à falência da democracia no país, que torna impeditiva a divulgação de estatísticas relacionadas à violência contra homossexuais.
C
à Constituição de 1988, que exclui do tecido social os homossexuais, além de impedi-los de exercer seus direitos políticos.
D
a um passado histórico marcado pela demonização do corpo e porformas recorrentes de tabus e intolerância.
E
a uma política eugênica desenvolvida pelo Estado, justificada a partir dos posicionamentos de correntes filosófico-científicas.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
Embora a questão de homofobia seja tema em pauta em jornais e revistas, técnicas ou não; apesar do tema ser debatido e vivido quase que diariamente, as suas raízes históricas são pouco conhecidas .
                 Ou melhor, há, por exemplo, um conhecimento geral acerca da demonização do corpo evidente em registros da Inquisição medieval ou de épocas posteriores, católica ou de protestante Também ela  está presente em regras e rituais de várias religiões, além das cristãs. No entanto, não se faz, via de regra, uma relação direta entre  seculares  costumes de demonização do corpo e a questão da homofobia.
                Podemos buscar raízes da questão da homofobia, assim como, por exemplo,  a repressão à sexualidade das mulheres , em tempos remotos da história da humanidade, em culturas orientais e ocidentais. O primeiro trecho transcrito na questão tem sua moral baseada em textos inquisitoriais oriundos da Europa, tendo chegado ao Brasil com o clero católico, desde o início da dominação portuguesa, no século XVI. Uma leitua interessante a respeito deste assunto é o manual de inquisidores escrito por Heinrich Krammer,  publicado em português com o nome de O Martelo das Feiticeiras.
                Esta é uma das bases de origem da homofobia no Brasil, como resultante de um comportamento não de nossos nativos , tampouco de culturas africanas mas de textos inquisitoriais europeus.
                Tais considerações justificam a opção de letra D como a correta

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo