Questão 1b0e6dea-b9
Prova:UNESP 2019
Disciplina:História
Assunto:História Geral, Revolução Intelectual do século XVIII: Iluminismo

    Cada um de nós põe em comum sua pessoa e todo o seu poder sob a direção suprema da vontade geral, e recebemos, enquanto corpo, cada membro como parte indivisível do todo. [...] um corpo moral e coletivo, composto de tantos membros quantos são os votos da assembleia [...]. Essa pessoa pública, que se forma, desse modo, pela união de todas as outras, tomava antigamente o nome de cidade e, hoje, o de república ou de corpo político, o qual é chamado por seus membros de Estado [...].


(Jean-Jacques Rousseau. Os pensadores, 1983.)



O texto, produzido no âmbito do Iluminismo francês, apresenta a doutrina política do

A
coletivismo, manifesto na rejeição da propriedade privada e na defesa dos programas socialistas de estatização.
B
humanismo, presente no projeto liberal de valorizar o indivíduo e sua realização no trabalho.
C
socialismo, presente na crítica ao absolutismo monárquico e na defesa da completa igualdade socioeconômica.
D
corporativismo, presente na proposta fascista de unir o povo em torno da identidade e da vontade nacional.
E
contratualismo, manifesto na reação ao Antigo Regime e na defesa dos direitos de cidadania.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
O movimento Iluminista francês, no qual destacamos os pensadores Voltaire, Montesquieu e Rousseau, é fundamental para a construção do pensamento político liberal, que embasou a Revolução Francesa , as revoluções de 1820, 1830 e 1848 na Europa, além dos movimentos emancipacionistas das colônias europeias na América. 
O movimento apresenta críticas sérias ao poder absoluto de reis, mesmo que não seja contra o regime monárquico enquanto tal, ao controle da economia pelos governos e à estrutura estamental de privilégios das sociedades europeias da época. Entre os pensadores mais destacados encontra-se Rousseau, que é entendido como o criador da ideia de democracia moderna, baseada no conceito de cidadania herdado dos gregos antigos. 
O trecho, retirado de uma das obras de Rousseau, é claramente representativo de uma filosofia, que marca também as obras de outros intelectuais da época. Esta proposta está indicada em uma das alternativas. 
A) INCORRETA- Jeans Jacques Rousseau criticou o conceito de propriedade privada mas toda a teoria socialista , que defende o coletivismo e a estatização, é posterior à Rousseau. 
B) INCORRETA- O humanismo é uma proposta filosófica da época do Renascimento Cultural na Europa, nos séculos XV,XVI primordialmente. 
C) INCORRETA- O socialismo é crítico do capitalismo e não do absolutismo. 
D) INCORRETA- A afirmativa é verdadeira em relação ao fascismo, do século XX, mas não é pertinente ao trecho que é de Jean Jacques Rousseau, iluminista do século XVIII. Além disso, Rousseau é considerado o pai da democracia moderna e projeto fascista é autoritário. 
E) CORRETA- O contratualismo é marco fundamental do projeto liberal e mesmo do projeto de democrático de Rousseau. Supõe serem as sociedades politicamente estruturadas como resultantes de um dado pacto entre seus membros. Esta é a metáfora que embasa a proposta liberal, na qual não há súditos mas cidadãos participantes do governo . Há , por conseguinte, um pacto de confiança entre governantes e governados. Apesar do filósofo contratualista Hobbes ser a favor do absolutismo,  intelectuais contratualistas são , via de regra, contrários ao Antigo Regime. 

Gabarito do Professor: Letra E.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo