Questão 1afe434a-30
Prova:UNESP 2016
Disciplina:História
Assunto:História Geral, Revolução Intelectual do século XVIII: Iluminismo

    O alvo dos ataques extremistas é o Iluminismo. E a melhor defesa é o próprio Iluminismo. “Por mais que seus valores estejam sendo atacados por elementos como os fundamentalistas americanos e o islamismo radical, isto é, pela religião organizada, o Iluminismo continua sendo a força intelectual e cultural dominante no Ocidente. O Iluminismo continua oferecendo uma arma contra o fanatismo”. Estas palavras do historiador britânico Anthony Pagden chegam em um momento em que algumas forças insistem em dinamitar a herança do Século das Luzes. “O Iluminismo é um projeto importante e em incessante evolução. Proporciona uma imagem de um mundo capaz tanto de alcançar certo grau de universalidade quanto de libertar-se das restrições do tipo de normas morais oferecidas pelas comunidades religiosas e suas análogas ideologias laicas: o comunismo, o fascismo e, agora, inclusive, o comunitarismo”, afirma Pagden.
(Winston Manrique Sabogal. “‘O Iluminismo continua oferecendo uma arma contra o fanatismo’”. www.unisinos.br. Adaptado.)
No texto, o Iluminismo é entendido como

A
um impulso intelectual propagador de ideologias políticas e religiosas contrárias à hegemonia do Ocidente.
B
um movimento filosófico e intelectual de valorização da razão, da liberdade e da autonomia, restrito ao século XVIII.
C
uma tendência de pensamento legitimadora do domínio colonialista e imperialista exercido pelas nações europeias.
D
um projeto intelectual eurocêntrico baseado em imagens de mundo dotadas de universalidade teológica.
E
uma experiência intelectual racional e emancipadora, de origem europeia, porém passível de universalização.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
É interessante ver como Winston Manrique Sabogal, neste trecho de “'O Iluminismo continua oferecendo uma arma contra o fanatismo" entende o movimento intelectual do século XVIII, essencialmente anglo-francês, como um projeto muito maior do que ele mesmo. Ou seja, os ideais defendidos, as reflexões propostas não embasam filosófica e ideologicamente apenas a transformações históricas imediatamente posteriores mas, são vivos e pertinentes hoje e, quem sabe, o serão ainda por um bom tempo. Em síntese é o que diz o trecho transcrito. Portanto, pergunta-se como pode, então, ser entendido (ou qualificado) o movimento Iluminista que ocorreu na Europa Ocidental no século XVIII.
Analisando as alternativas:
A) ERRADA. Esta alternativa pode induzir ao erro pois poucas palavras invalidam a afirmativa. Uma leitura apressada pode levar à uma interpretação errônea. O Iluminismo propõe ideais políticos e filosóficos, mas não religiosos. E, não são contra a hegemonia do Ocidente e sim contra a hegemonia de reis e da Igreja . “Abalar os tronos e derrubar os altares", este era seu lema.

B) ERRADA. O Iluminismo foi, sim, um movimento intelectual que valorizava a razão, a liberdade e a autonomia mas, não foi, e não é, circunscrito ao século XVIII. É exatamente sua existência além de seu tempo histórico que é defendida pelo autor.

C) ERRADA. Do Iluminismo nascerão teorias “científicas" e “lógicas" que terão por objetivo a legitimação da dominação imperialista e colonialista. Porém, somente no século XIX e, não se pode fazer uma relação tão imediata e direta com o movimento iluminista.

D) ERRADA. O eurocentrismo do movimento iluminista está presente em alguns autores e em outros nem tanto. No entanto, ao contrário do que diz a afirmativa, os iluministas, via de regra, negavam uma universalidade teológica por ser ela não racional. Os homens nascem iguais e assim são por serem humanos e não por serem filhos de Deus. Aliás, o pensamento teológico strictu sensu é criticado e entendido como não científico

E) CORRETA. Esta alternativa apresenta uma síntese do que o autor defende no trecho acima. O projeto Iluminista ultrapassa a sua temporalidade e a sua origem geográfica. É europeu, mas universal. É do século XVIII mas nos dá base e fundamento para entendermos e analisarmos fenômenos contemporâneos.

RESPOSTA CORRETA: E

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo