Questão 1ac61139-30
Prova:UNESP 2016
Disciplina:História
Assunto:História do Brasil, República de 1954 a 1964

Observe o cartaz, relativo ao plebiscito realizado em janeiro de 1963.

cartaz alude à situação histórica brasileira marcada por

A
estabilidade política, crescimento da economia agroindustrial e baixas taxas de inflação.
B
renúncia presidencial, debates sobre sistema de governo e projetos de reforma social.
C
ascensão de governos conservadores, despolitização da sociedade e abolição de leis trabalhistas.
D
deposição do presidente da República, privatizações de empresas estatais e adoção do neoliberalismo.
E
autoritarismos governamentais, restrições à liberdade de expressão e cassações de mandatos de parlamentares.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
O documento imagético apresentado (cartaz de propaganda) refere-se ao momento da consulta feita à população brasileira em 1963 sobre, essencialmente, qual o sistema de governo que deveria existir no país. Desde a crise política desencadeada pela renúncia do presidente eleito Jânio Quadros , em agosto de 1961, com meses de governo, estabeleceu-se, através de uma emenda à constituição, o sistema parlamentarista de governo. Foi este o mecanismo encontrado para conciliar partidos, ideais e propostas aparentemente irreconciliáveis que polarizavam a sociedade. A solução parlamentarista evitou, ao que tudo indica, um conflito armado. No entanto, a estrutura do Estado brasileiro não era adequada a este sistema de governo e a instabilidade política se manteve – mesmo que minimizada . Por isso é antecipado o plebiscito que deveria acontecer ao final do governo de João Goulart (vice presidente de Jânio Quadros) , em 1964. A escolha principal seria entre parlamentarismo e presidencialismo As alternativas propostas visam atender a proposta da questão de associar o cartaz apresentado à uma determinada situação histórica, qual seja.....
Vejamos as possibilidades:
A) ERRADA. Observando e lendo atentamente o cartaz percebemos que ele NÃO apresenta dados positivos acerca da realidade brasileira, como o são estes apresentados na alternativa A. (baixa inflação e crescimento industrial por exemplo), o que seria, aliás, não condizente com a realidade da época. O cartaz propõe o voto de “não" a uma série de mazelas que afligem o país como a falta de terra, a fome e o analfabetismo.
B) CORRETA. Nesta alternativa são apresentadas ideias coerentes com a época quais sejam: o debate acerca do sistema de governo a ser adotado no país, a questão das reformas sociais a serem feitas e a proposta de renúncia do presidente. Todas elas questões polarizadoras de opiniões. O país encontrava-se dividido em dois grandes blocos, com poucas variantes. De um lado os que eram contra as reformas, a favor da renúncia e do parlamentarismo. De outro lado os que defendiam a permanência do presidente, as reformas e o presidencialismo.
C) ERRADA. Existiu uma oposição bastante grande ao governo de João Goulart -Jango – exatamente porque ele apresenta propostas que vão de encontro aos ideais liberais dos conservadores aglutinados de maneira geral na UDN. Incluso era o presidente acusado de ser comunista (o que não se coaduna com o fato de ser este um grande proprietário de terras) . As leis trabalhistas não haviam sido abolidas e o crescimento da urbanização e da sindicalização havia possibilitado, a grosso modo, uma maior politização da sociedade brasileira, ao menos no litoral do NE, no SE e no S.
D) ERRADA. A deposição do presidente era, à época, uma possibilidade em debate mas... o projeto neoliberal é da década de 1980 e é dele a proposta de privatização das empresas estatais, o que, por conseguinte, não se coaduna com a década de 1960.
. E) ERRADA. A situação histórica apresentada na alternativa é aquela após o golpe militar de março de 1964 que não só forçou a renúncia do presidente João Goulart como estabeleceu um regime autoritário, com restrição às liberdades individuais, censura e cassação de mandatos de parlamentares legitimamente eleitos. Por conseguinte, a alternativa não se adéqua ao cartaz apresentado!
RESPOSTA CORRETA: B

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo