Questão 1a6d158b-00
Prova:UECE 2019
Disciplina:Espanhol
Assunto:Significação Contextual de Palavras e Expressões | Significacción Contextual de Palabras y Expresiones, Vocabulário | Vocabulario

Las palabras subrayadas están apocopadas. Apunta la empleada correctamente.

A
Aquí hace muy calor.
B
No me apetece ningún.
C
Loores a San Antonio.
D
Este es el primer.

Gabarito comentado

Anna Carolina Land Formada em Letras pela UFOP. Mestra em Linguística pela UERJ. tradutora, revisora de textos e professora de inglês e espanhol.
Algumas palavras em espanhol podem ser bastante confusas, isso porque têm duas formas de grafia com o mesmo significado e a mesma classe gramatical. A diferença entre o uso de uma ou outra forma está em aspectos gramaticais dos termos que elas acompanham. Vamos, então, identificar quais são as palavras que tipicamente causam confusão a fim de escolher a resposta mais adequada.

A) Muy é um advérbio de intensidade que pode acompanhar tanto substantivos quanto adjetivos. Não se flexiona no plural.

Ex. Ella es muy guapa.

Mucho é um advérbio de quantidade (com nomes) ou intensidade (após verbos) que acompanha substantivos e se flexiona em número.

Ex.: Él tiene muchos amigos. / Ellos trabajaron mucho ayer.

O uso de muy antes de um adjetivo está, portanto, inadequado. INCORRETA.

B) Ningún é um pronome indefinido que acompanha nomes.


Ex.: No hay ningún médico.

Ninguno é um pronome indefinido usado para evitar repetições, portanto não acompanha nomes e tradicionalmente aparece ao fim da oração/frase.

Ex.: Médicos? No hay ninguno.

O uso de ningún ao final da frase está inadequado. INCORRETA.

C) De forma geral, os nomes de santos são precedidos por san (San Miguel, San Rafael). Entretanto, em nomes como Domingo, Tomé e Tomás poderiam surgir algumas dúvidas em relação a onde termina o trato de santidade: San Domingo? Sando Mingo? Santo Me? Santo Mas? Nos casos de nomes que comecem por To ou Do, como uma maneira de evitar cacofonias e outras questões de base fonética, adota-se santo. CORRETA
.

D) Primer é um númeral ordinal usado antes de nomes masculinos singulares.


Ex.: El primer día de la semana es lunes.

Primero é um numeral ordinal usado quando a apócope não for possível (la primera presidenta, la primera noche, su libro es el primero, etc) ou quando se está ordenando ações (primero, báñate; segundo, haz la cena; tercero...).

 
O uso de primer em posição final de frase/oração indica que não há um substantivo que ele acompanhe, portanto está inadequado. INCORRETA.

Gabarito da Professora: Letra C.

Estatísticas

Questões para exercitar

Dicas de estudo