Questão 1a0ee662-b6
Prova:IF-GO 2012
Disciplina:História
Assunto:Medievalidade Europeia, História Geral

Leia o fragmento a seguir e, depois, observe com atenção a imagem que se segue.

“ A casa de Deus, que cremos ser uma, está, pois, dividida em três: uns oram, outros combatem, e outros, enfim, trabalham”. 

(Bispo Adalbéron de Laon. In: LE GOFF. Jacques. A Civilização do Ocidente Medieval. Lisboa: Editorial Estampa, 1984) 

A partir do fragmento textual e da observação da imagem, assinale a alternativa correta.  

A
Na cultura feudal havia uma forte diferenciação entre os homens bem nascidos (nobres) e os homens comuns (servos). Mas, como mostra a imagem, isto não impedia que homens que trabalhavam, lutavam e oravam tivessem destinos melhores e conseguissem superar esta sociedade desigual.
B
Pela imagem e pelo texto podemos perceber que a cultura tem forte interferência na formação dessa sociedade. No caso da Europa feudal, as construções ideológicas de uma mentalidade religiosa justificavam uma sociedade desigual, baseada na idealização das três classes.
C
A divisão do trabalho na sociedade feudal, como é apresentada pelo Bispo Adalbéron de Laon, estava sustentada na diferenciação entre as três classes, sendo que o clero orava e guerreava com as forças das trevas, os nobres cultuavam os reis guerreiros e os servos trabalhavam a terra.
D
Tanto o fragmento textual, quanto a imagem, fazem referência a uma sociedade igualitária, pois, sem esta organização a sociedade seria um caos. A divisão das tarefas é comum a todas as sociedades.
E
É certo que os dois documentos (a imagem e o fragmento textual) falam da sociedade feudal. Todavia, a imagem e o fragmento textual mostram coisas diferentes, pois na imagem temos dois reis na parte de cima e na parte de baixo o clero. Já o documento histórico escrito fala de três grupos que são: o clero, os nobres e os servos.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo