Questão 18c1cd8c-3b
Prova:PUC - RJ 2013
Disciplina:História
Assunto:História Geral


Sobre o significado e os acontecimentos do período histórico representado na charge, é INCORRETO afirmar:

A
que as diretrizes da doutrina retratada na charge foram fixadas pelo presidente dos EUA, James Monroe, em 1823, no contexto da restauração monárquica na Europa e das tentativas da Espanha de recuperar o poder que perdia em suas colônias americanas.
B
que a doutrina retratada na charge afirmava que os EUA não permitiriam a recolonização da América recém-independente pelas potências europeias a partir de intervenções do Congresso de Viena.
C
que, neste contexto, os EUA defendiam o direito dos povos americanos à autodeterminação nacional, traduzido na frase “a América para os americanos”.
D
que, com a doutrina retratada na charge, declarou-se que os Estados Unidos não tinham nenhuma pretensão sobre as colônias ou dependências de quaisquer potências europeias.
E
que a doutrina retratada na charge foi o ponto mais alto de uma era que celebrou a força, a prosperidade econômica e a consolidação da independência dos Estados Unidos.

Gabarito comentado

Pedro VandréMonitor do Qconcursos

Sobre a charge proposta pela questão, vamos selecionar o gabarito – ou seja, a alternativa INCORRETA:


A) Correta – A Doutrina Monroe foi proclamada em 1823, em um cenário de restauração monárquica na Europa, com o objetivo de evitar interferências europeias nas Américas, sobretudo as tentativas da Espanha e de outras potências europeias de retomar controle sobre suas ex-colônias recém-independentes.


B) Incorreta – O erro nesta afirmativa reside na menção ao Congresso de Viena (1814-1815). O Congresso de Viena ocorreu antes do que está sendo retratado na imagem, ou seja, a Doutrina Monroe (1823), e tinha o objetivo de restaurar a ordem monárquica na Europa após as Guerras Napoleônicas.


C) Correta – A frase "A América para os americanos" é uma expressão que sintetiza o espírito da Doutrina Monroe. Ela afirmava que o continente americano deveria estar livre da colonização europeia e que os EUA se opunham a novas tentativas de controle europeu na região, em defesa da autodeterminação dos povos americanos.


D) Correta – A Doutrina Monroe enfatizava que os EUA não interfeririam nas colônias ou territórios controlados pelas potências europeias, mas alertava que não aceitariam novas tentativas de colonização nas Américas. A princípio, a doutrina não envolvia pretensões imperialistas, apesar de, com o tempo, essa postura ter sido revisada.


E) Correta – A Doutrina Monroe foi proclamada em um momento de crescimento econômico e militar dos EUA, que começava a se consolidar como uma potência no hemisfério ocidental, simbolizando o auge de sua independência política e econômica.


Gabarito – Letra B


Referência:


Teixeira, Carlos Gustavo Poggio. "Uma política para o continente-reinterpretando a Doutrina Monroe." Revista Brasileira de Política Internacional 57 (2014): 115-132.


Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo