Questão 16ee50b5-df
Prova:UEPB 2009
Disciplina:História
Assunto:Mercantilismo, Colonialismo e a ocupação portuguesa no Brasil, História do Brasil

E dizer que um mulato pernóstico mudou o curso da História. E dizer que cansei de escrever àquele mulato, só me faltou lamber o saco daquele mulato. Ofereci-lhe anistia, vencimentos atrasados, honras, mundos e fundos, chamei-o de patriota, chamei-o de general ... Mas Deus não permitirá que eu morra sem antes encarar Calabar! E fazê-lo engolir a última resposta que me mandou!

Calabar – O elogio da traição (Chico Buarque e Ruy Guerra).


Sobre os conflitos travados entre holandeses e luso-brasileiros no Nordeste do século XVII, assinale a única alternativa INCORRETA.

A
A base do conflito entre Portugal e Holanda foi a luta pelas riquezas de além-mar e o fato de que a Holanda não respeitava o Tratado de Tordesilhas e a autoridade das decisões do Papa e do Rei Felipe IV da Espanha.
B
Na 3ª década do século XVII, luso-brasilianos tinham como irremediável a dominação holandesa. Foi aí que o Conde João Maurício de Nassau instalou em Recife uma administração inspirada no reformismo protestante e em conceitos renascentistas.
C
Após lutar ao lado de luso-brasileiros, Calabar passou-se para o lado dos holandeses e os conduziu ao norte, para a conquista de Filipéia (atual João Pessoa) e do Forte de Santa Catarina, e ao sul, até o Cabo de Santo Agostinho.
D
Holandeses e luso-brasileiros tinham um pacto. Enquanto estes produziam o açúcar no interior do Nordeste, aqueles o embarcavam em navios para levá-lo para a Europa. Por isso, muitos historiadores consideram que não houve um verdadeiro conflito nesse período.
E
As contribuições de Calabar para as conquistas dos holandeses são importantes, mas é preciso não esquecer que eles contavam, também, com a aliança feita com os índios tapuias e potiguares.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo