Questão 0f7c233d-e3
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Existe vida de uma forma completamente diferente de tudo que se conhece até agora. A descoberta revelada pela Nasa é de
uma bactéria que pertence ao grupo das halomonodáceas, que vive nas águas salgadas e ricas em arsênio do lago Mono, na
Califórnia. A bactéria é uma forma de vida que incorpora no DNA, no lugar do fósforo, um elemento químico tóxico que não deveria
fazer parte, em tese, da química da vida: o arsênio.
Uma análise dessas informações e da sequência de nucleotídeos do DNA, representada pela estrutura na figura, permite afirmar:
Existe vida de uma forma completamente diferente de tudo que se conhece até agora. A descoberta revelada pela Nasa é de uma bactéria que pertence ao grupo das halomonodáceas, que vive nas águas salgadas e ricas em arsênio do lago Mono, na Califórnia. A bactéria é uma forma de vida que incorpora no DNA, no lugar do fósforo, um elemento químico tóxico que não deveria fazer parte, em tese, da química da vida: o arsênio.
Uma análise dessas informações e da sequência de nucleotídeos do DNA, representada pela estrutura na figura, permite afirmar:
A
O arsênio possui energia de ionização maior que a do fósforo, o que facilita a sua substituição.
B
A colocação do arsênio no lugar do átomo de fósforo, na sequência de nucleotídeos, transforma o grupo fosfato em grupo arsenito.
C
A substituição do átomo de fósforo, no grupo fosfato, pelo átomo de arsênio é possível porque o raio covalente do arsênio é menor que o do fósforo.
D
As modificações na sequência das bases nitrogenadas entre duas fitas helicoidais do DNA provocariam modificações nos genes de um organismo.
E
A substituição do átomo de fósforo pelo de arsênio em uma sequência de nucleotídeos, no DNA, produz alteração no código genético do micro-organismo.