Questão 0dfa5476-99
Prova:USP 2019
Disciplina:História
Assunto:Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

As tentativas holandesas de conquista dos territórios portugueses na América tinham por objetivo central

A
a apropriação do complexo açucareiro escravista do Atlântico Sul, então monopolizado pelos portugueses.
B
a formação de núcleos de povoamento para absorverem a crescente população protestante dos Países Baixos.
C
a exploração das minas de ouro recém‐descobertas no interior, somente acessíveis pelo controle de portos no Atlântico.
D
a ocupação de áreas até então pouco exploradas pelos portugueses, como o Maranhão e o Vale Amazônico.
E
a criação de uma base para a ocupação definitiva das áreas de mineração da América espanhola.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
Portugal possuía relações comerciais com negociantes holandeses que financiavam a produção de açúcar no Brasil e controlavam a comercialização na Europa. Na Holanda também se refinava o açúcar. A Espanha queria dominar os Países Baixos, pois lá circulavam as mercadorias que abasteciam os cofres da monarquia espanhola. A Holanda, que estava situada nos Países Baixos, uniu-se a outras seis províncias do Norte e passaram a lutar pela autonomia em relação à Espanha.

Com a União Ibérica ( união das coroas de Espanha e Portugal entre 1580 a 1640) a Espanha tenta impedir que os holandeses comercializassem o açúcar brasileiro e, assim, ficassem sem esta renda. Desta forma a Holanda ficaria impedida economicamente de conseguir a sua independência. Por isso os holandeses buscaram o controle dos produtos que vendiam. Criaram a Companhia das Índias Orientais e conseguiram se apossar dos territórios portugueses no Oriente.

Com este êxito, criou a Companhia das Índias Ocidentais com o objetivo de controlar o açúcar brasileiro e monopolizar a comercialização na Europa, além de controlar as praças africanas de fornecimento de braços cativos para o trabalho.
Em uma das alternativas está explicitado o objetivo holandês ao invadir a costa brasileira

A) CORRETA – A Holanda visava dominar a produção e a comercialização o açúcar brasileiro na Europa. Para ter este monopólio a, Holanda precisaria ter o controle do território.

B) INCORRETA – A Holanda para conseguir o monopólio da produção e do comércio do açúcar brasileiro precisaria ter o controle do território.

C) INCORRETA – As tentativas de invasões holandesas nos territórios portugueses da América se deram para que a Holanda pudesse controlar o açúcar brasileiro.

D) INCORRETA – Os holandeses tinham interesse nas áreas de produção de cana de açúcar no nordeste brasileiro que eram os mais produtivos.

E) INCORRETA - As tentativas de invasões holandesas nos territórios portugueses na América tinham como objetivo o controle da produção açucareira.

Gabarito do professor: Letra A.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo