Questão 0deee928-99
Prova:USP 2019
Disciplina:História
Assunto:História Geral, Expansão Comercial a Marítima: a busca de novos mundos

A imagem a seguir refere‐se às principais rotas de comércio da África do Norte e Ocidental, no século XV.

Eric Wolf, A Europa e os Povos sem História (trad.). São Paulo: Edusp, 2005.

Em relação às rotas comerciais representadas no mapa, é correto afirmar que elas

A
indicam que a melhoria das condições ambientais do Saara permitiu a construção de estradas pelo deserto.
B
foram construídas pelo poder islâmico do Cairo, que promoveu a unificação de toda a África do Norte.
C
mostram a decadência econômica do comércio do Saara oriental, em razão da crise do Império Egípcio.
D
atingem a região ao sudoeste do Saara, local de origem do ouro que chegava aos portos do Mediterrâneo.
E
representam o poder do Império de Songai, cuja capital era Timbuctu, que unificou todo o território entre o Atlântico e o mar Vermelho.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
O Norte da África é uma das regiões mais antigas do mundo. A civilização egípcia floresceu e relacionou-se com as demais áreas culturais do mundo mediterrâneo, motivos pelas quais essa região foi estreitamente vinculada, há milhares de anos . 
Além dos povos da própria região, houve a mescla com sofisticadas culturas como grega e fenícia através da fundação de colônias. As antigas colônias pertencentes a gregos e fenícios , como Cartago, a romanização, Império Bizantino influente são os fatores pelos quais foi deixada no litoral mediterrâneo da África uma essência da cultura que posteriormente os árabes assimilaram e modificaram. 
E a atração exercida pela região – daí colônias e dominadores - deve-se ao fato de haver uma antiga e eficiente rede de rotas comerciais, principalmente por volta do século XIII em diante, que ligava a parte ocidental à oriental na parte norte do continente africano, além da ligação com os fornecedores do que era comerciado : ouro, marfim e escravos 
A questão pede que seja assinalada a afirmativa correta acerca das rotas de comércio terrestre no norte da África no século XV 
A) INCORRETA- Não há melhoria de condições de clima no deserto que permitam a construção de estradas. Só as tempestades de areia já inviabilizam a existência de estradas 
B) INCORRETA-  As rotas assinaladas são anteriores à unificação da região feita pelo Império Árabe 
C) INCORRETA- A crise do Império Egípcio não atingiu exatamente a região do Saara oriental pois a maior parte do comércio egípcio dirigia-se ao sul da região pelo rio Nilo – Núbia – ou às costas do Mediterrâneo, de onde suas mercadorias alcançariam o Oriente Médio e os territórios europeus do Mediterrâneo oriental.
D) CORRETA- As rotas apresentadas mostram a ligação entre as regiões das franjas do deserto do Saara e o litoral do Mediterrâneo, no norte. Da parte centro-sul do continente vinham para o litoral norte escravos, marfim e, acima de tudo, ouro e peças de ourivesaria.
E) INCORRETA – Tombuctu era uma cidade de grande importância no Império de Mali e não no Império de Songai. As rotas comerciais mostradas no mapa eram ativas em ambos com impérios . E o Império de Songai não unificou o território entre o Mar Vermelho e o Atlântico. Correspondeu essencialmente ao território do atual Mali 
Gabarito do professor: Letra D.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo